Contagem recebe sua primeira Unidade de Atendimento Integrado (UAI)

Localizada no Shopping Contagem, unidade conta com cabines de prova eletrônicas, 34 guichês de atendimento e sala de espera para 132 pessoas

O Governo do Estado inaugurou, nesta terça-feira (31/1), a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) de Contagem, a primeira do município. São oferecidos serviços como emissão de carteira de identidade, de atestado de antecedentes criminais, carteira de trabalho e serviços da Cemig, Copasa e Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran), como prova eletrônica de legislação, que será realizada em dez cabines.

A unidade de 1.084m2, que funciona no piso L3 do Shopping Contagem, irá gerar 53 empregos. A estrutura conta, além das cabines de prova eletrônica, com 34 guichês de atendimento e seis de recepção e sala de espera para 132 pessoas.

As UAIs, implantadas em todo o estado, têm o objetivo de aprimorar a qualidade dos serviços públicos e oferecer um conceito diferenciado de atendimento ao cidadão, reunindo vários órgãos integrados em um mesmo espaço físico. A Unidade localizada no Shopping Contagem será a 29ª em funcionamento em Minas Gerais em 26 municípios.

Esta unidade foi estabelecida com um novo conceito, que prioriza a valorização da avaliação do cidadão, sendo que quanto menos pessoas avaliarem o atendimento pior é o índice do Coef (Coeficiente de Eficiência). Este índice mede a avaliação de satisfação do cidadão, o tempo médio de espera para atendimento e o percentual de senhas canceladas e impacta diretamente na remuneração do parceiro privado, responsável pela operação da unidade.

Para o chefe da Coordenadoria Especial de Gestão das UAIs, Itaner Debossan, a inauguração da UAI Contagem supre uma lacuna que é a de atender aos cidadãos da cidade com a terceira maior população do estado. “A UAI desburocratiza os serviços públicos por meio da excelência no atendimento, facilita o acesso”, diz.

Segundo o secretário de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Helvécio Magalhães, os serviços oferecidos pela UAI são muito importantes, pois fazem parte da vida cotidiana dos cidadãos e servidores do Estado. “Por isso, deixar os serviços mais próximos da população, de forma mais ágil e eficiente é um dos cuidados do atual Governo”, destaca.

A UAI Contagem funcionará de segunda a sexta, de 7h às 19h, e aos sábados, de 8h às 14h. O endereço é Avenida Severino Ballesteros Rodrigues 850 – Piso L3 – Shopping Contagem – Bairro Cabral. Os serviços de Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e prova eletrônica de legislação precisam de agendamento prévio, que pode ser realizado por meio do site http://www.mg.gov.br/conteudo/geral/agendamento-online.