Biblioteca Luiz de Bessa recebe mais de 270 livros italianos em comemoração ao Dia Nacional do Imigrante Italiano

Também estarão expostas algumas obras raras dos séculos XVII, XVIII e XIX, que fazem parte do acervo de livros estrangeiros da biblioteca

  • ícone de compartilhamento

Em comemoração ao Dia Nacional do Imigrante, celebrado no dia 21 de fevereiro, a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa irá receber da cônsul da Itália, Aurora Russi, e de outros doadores italianos e ítalo-brasileiros, mais de 270 exemplares literários. A solenidade acontece às 10h, na Galeria de Arte Paulo Campos Guimarães, local em que a cônsul fará a entrega ao secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo.

Os livros irão se somar ao acervo da instituição e incrementarão os cerca de 35 mil exemplares estrangeiros já existentes na biblioteca. Dessa maneira, a Luiz de Bessa corresponde à diretriz de democratização e ampliação do acesso à cultura.

Também estarão expostas algumas obras raras dos séculos XVII, XVIII e XIX, que fazem parte do acervo de livros estrangeiros da biblioteca.

O secretário Angelo Oswaldo entende o ato da doação como de extrema importância e com gratidão. “O gesto da cônsul Aurora Russi, bela homenagem a todos os estrangeiros radicados em Belo Horizonte, valoriza a biblioteca pública, o livro e a leitura. É um convite ao leitor da língua italiana para que se torne usuário permanente da nossa biblioteca maior”, enfatiza.  

Laços culturais

No dia 21 de fevereiro, celebra-se o dia nacional do imigrante italiano no Brasil, instituído pela Lei Federal n. 11.687 de 2/6/2008. Nesta data, o primeiro navio vindo da Itália desembarcou no Brasil.

De acordo com Aurora Russi, do final de 1800 ao início de 1900, Minas Gerais recebeu o terceiro maior grupo de italianos do Brasil. O nascimento de Belo Horizonte é uma das consequências deste fato. A capital mineira, segundo a cônsul, foi construída também graças à dedicação da nossa gente italiana, que nesta terra encontrou sorte, trabalho e felicidade.

“Para comemorar esta data, a colônia de italianos residente em Belo Horizonte propôs ao consulado a doação de livros em italiano para a biblioteca, pois não há nada que simbolize melhor a união entre dois povos do que a cultura, representada neste caso pelos livros. O entusiasmo demonstrado pelo secretário Angelo Oswaldo quando apresentei-lhe a nossa ideia, confirmou a importância desta iniciativa nas relações entre a Itália e Minas Gerais”, finalizou a cônsul da Itália.

Serviço:

Dia Nacional do Imigrante Italiano – Doação de livros italianos pela Cônsul Aurora Russi

Data: 21 de fevereiro

Horário: 10h

Local: Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa



Últimas