Alunos-atletas mineiros participam de uma das maiores competições escolares do mundo

Jovens mineiros garantiram medalhas na competição no Marrocos. Brasil teve a maior delegação do mundial escolar

imagem de destaque
A atleta mineira Eduarda Carvalho (de azul) foi medalhista na competição
  • ícone de compartilhamento

Minas Gerais encerra, nesta quarta-feira (9/5), sua participação na Gymnasiade, mundial escolar que reúne os melhores atletas de 58 países entre 15 e 18 anos.  Por Minas Gerais, participaram da competição 16 alunos-atletas, sendo nove da rede estadual e os demais da rede particular de ensino, além de dois técnicos, que são professores da rede estadual. 

A delegação brasileira que participou da Gymnasiade 2018, maior competição escolar do mundo, somou 80 medalhas, sendo sete garantidas por mineiros. O evento ocorreu pela primeira vez no continente africano, simultaneamente nas cidades de Casablanca e em Marrakesh, em Marrocos.

Na Gymnasiade, participam os melhores alunos-atletas de cada país (Crédito: Alexandra Alves)

Os 18 mineiros da equipe competiram no atletismo, karatê, natação, ginástica artística e rítmica, essa última modalidade representada por Eduarda Braga de Carvalho, uma das beneficiadas do Bolsa Atleta gerenciado pela Secretaria de Estado de Esportes (Seesp). A jovem de Belo Horizonte garantiu um ouro por equipe.

No atletismo, foram garantidas duas medalhas de bronze: no lançamento do disco para Rafaela Cristine da E.E. Francisco Escobar, de Poços de Caldas, e para Thaís Michele da E.E. Padre Menezes, de Lagoa Santa, no revezamento medley.

O mesmo saldo foi conquistado pela ginástica artística com Mateus Camilo da E.E. Professor Leopoldo de Miranda, de Belo Horizonte, que faturou a medalha de prata na barra fixa e na competição por equipe. Na natação, teve ouro para Victor Rocha do no revezamento 4 x 100m livre e bronze para Victor Melo Baganha nos 100m borboleta. Os dois do Colégio Metodista Izabela Hendrix de Belo Horizonte.

O secretário de Estado de Esportes em exercício, Ricardo Sapi, que acompanha a competição como chefe da delegação de taekwondo, comenta que Minas Gerais é um grande celeiro de atletas.

“Parte desse mérito é do Governo do Estado, que mantém o programa de bolsas para atletas e técnicos. Nesta gestão, foram ampliados, pela primeira vez desde a implantação do benefício, os repasses que devem superar os R$ 2 milhões no edital em exercício”, disse.

Sobre a Gymnasiade

A maior competição escolar do mundo conta com a participação de mais de três mil atletas com idades entre 15 e 18 anos, de 50 países. A disputa pelo título mundial ocorre em 18 modalidades.

A equipe verde e amarela é uma das maiores do mundial, composta por 278 pessoas entre atletas, técnicos e dirigentes do desporto escolar.

O evento é promovido pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF) e a Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) é a entidade responsável pela delegação brasileira na competição.

Confira a lista de mineiros convocados para o Gymnasiade:

Atletismo: Rafaela Cristine Maciel de Souza, Thais Michele da Silva Clemente, Eduardo Ribeiro Moreira, Marco Tulio Macedo Santana, Raphael Antonio de Souza Costa, Elton Junio dos Santos Petronilho, Caio Felipe Matos Campos e Fernando Oliveira.

Ginástica artística: Camila Siqueira Almeida, Mateus Camilo Neves da Silva e Pietro Vitor Saleno.

Ginástica: Eduarda Braga de Carvalho.

Karatê: Julio Cesar Espinola Costa.

Natação: Luisa Amaral Leste Rosa, Nichelly Brandao Lysy, Eduardo Oliveira de Moraes, Victor Angelo Rocha e Victor Melo Baganha

*Com informações do Departamento de Comunicação da CBDE e da Feemg



Últimas