Programa de Voluntariado da Cemig forma primeira turma de miniempresários

  • ícone de compartilhamento

A formatura da primeira turma do projeto Miniempresa, uma parceria entre o Você - Programa de Voluntariado Empresarial Cemig e a ONG Social Junior Achievement, acontece nesta terça-feira (18/12). Durante a solenidade, os alunos, empregados da Cemig que atuaram como voluntários e instituições recebem seus certificados e medalhas de participação.

O projeto Miniempresa proporciona aos estudantes de escolas públicas, o conhecimento e a experiência prática, em economia e negócios por meio da organização e operação de uma miniempresa. Os alunos aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção.

“Nós concebemos o projeto Miniempresa para desmistificar o assunto e para mostrar aos jovens que eles não só podem como deveriam pensar mais sobre empreendedorismo”, aconselhou o vice-presidente da Cemig e paraninfo da turma, Luiz Humberto Fernandes, que possui cerca de 30 anos de experiência em governança corporativa, gestão de negócios, planejamento estratégico e análise de mercado, entre outras atividades do mundo empresarial.

O programa foi ministrado em duas escolas públicas de Belo Horizonte (Escolas Estaduais Maurício Murgel e Maestro Villa Lobos) e uma escola de Contagem (Escola Estadual Ruy Pimenta), para alunos do ensino médio, com média de 16 anos.  Durante quatro meses, foram realizados 15 encontros semanais, com duração de três horas e meia, cada.

Durante os encontros, os voluntários da Cemig, participantes do Você, compartilharam suas experiências adquiridas no mercado de trabalho e, por meio do método Aprender-Fazendo, cada participante torna-se um miniempresário. Os alunos recebem orientações em uma simulação de criação e gestão da miniempresa, por meio de acompanhamento nas áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção. 

Na parte prática do curso, os adolescentes criam uma empresa, planejam e atuam em todas as suas áreas, produzem e vendem um produto, apuram os resultados da empresa e remuneram com valores simbólicos todos os envolvidos: funcionários, acionistas, aluguel, entre outros. No final do projeto, o valor arrecadado dos impostos é doado para uma organização social.

No último dia 29 de novembro, foi realizada uma feira para exposição dos produtos fabricados pelos alunos.  Ao todo, foram comercializados 225 produtos produzidos pelos jovens, com a orientação dos empregados voluntários da Cemig.


Serviço:

Formatura Miniempresa 
Data:
18 de dezembro de 2018 (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Auditório da Cemig – Edifício Júlio Soares
(Endereço: Avenida Barbacena, 1.200, Santo Agostinho, Belo Horizonte/MG)

Mais informações:
Superintendência de Comunicação Empresarial da Cemig
(31) 3506-2020 / 2025 / 2045 / 2033 / 2720 / 2793