Museu Mineiro recebe a exposição Notas de Viagem: Brasil – Moçambique

O Museu Mineiro, integrante do Circuito Liberdade, inaugura no próximo dia 29 de novembro (quinta-feira), às 19h, a exposição Notas de Viagens: Brasil – Moçambique. A exibição na Galeria de Exposições Temporárias I estará aberta ao público a partir do dia 30 de novembro de 2018 (sexta-feira)

A exposição "Notas de Viagens: Brasil – Moçambique" apresenta ao público o registro da experiência do “Patrimônio Cultural e Sustentabilidade”, um projeto CAPES-AULP, desenvolvido pela Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Eduardo Mondlane.

Trata-se de uma referência direta aos relatos de experiências dos professores e estudantes envolvidos no projeto, uma maneira de contar, a partir de um contato afetivo-fotográfico para o patrimônio cultural vivenciado em ambos os países.

A mostra representa um olhar para a arquitetura, monumentos, festas, brincadeiras das crianças, retratos de mulheres e crianças, para os saberes fazer da cultura tradicional, entre outras experiências que aproximam culturalmente estes dois países.

A exposição "Notas de Viagens: Brasil – Moçambique" tem a curadoria de Rita Lages Rodrigues, Carolina Ruoso, Adolfo Cifuentes e a participação dos fotógrafos: Alexandre Costa, Ènio Tembe, Ieda Lagos, Flávio Lemos Carsalade, Heloísa Nascimento, Valdo de Jesus Nunes, Yacy Ara Froner.

A assistência de curadoria da exposição é um trabalho de formação dos estudantes de Museologia da UFMG em teoria e curadoria de exposição e contou com a participação dos alunos do curso de Museologia da UFMG: Daniela Barbosa, Lorena Costa, Igor Costa, Maria Bernardete Assis.

A mostra tem entrada gratuita e fica em exibição no Museu Mineiro, instituição vinculada à Superintendência de Museus e Artes Visuais, até o dia 7 de fevereiro de 2019.

Sobre o projeto

O projeto Patrimônio e Sustentabilidade: uma ação integrada entre Brasil e Moçambique - foi coordenado por Yacy-Ara Froner, professora de Teoria e História da Arte da Escola de Belas Artes e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável da Universidade Federal de Minas Gerais.

O projeto aconteceu entre os anos de 2014 e 2018, através do intercâmbio entre estudantes e professores brasileiros e moçambicanos da Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Eduardo Mondlane. O intercâmbio consistiu em ações de formação profissional em patrimônio cultural, em especial no campo da teoria-crítica e da preservação do patrimônio cultural. Teve também uma grande preocupação nas trocas de experiências a respeito das histórias de políticas de patrimônio cultural entre os países envolvidos.

Sobre o Museu Mineiro

O Museu Mineiro é um dos sete museus geridos pela Superintendência de Museus e Artes Visuais da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais . Está localizado no corredor de acesso à Praça da Liberdade, em um belo casarão do final do século XIX, parte do conjunto arquitetônico original de Belo Horizonte, tendo sido, anteriormente, sede do Senado Mineiro e Pagadoria Geral do Estado.

Com acervo de mais de 3.500 peças, das mais variadas tipologias, datadas dos séculos XVIII ao XXI, tem como objetivo preservar, pesquisar e difundir registros da história e da cultura mineira.

Sua coleção de arte sacra é um destaque, composta por peças do barroco mineiro datadas dos séculos XVIII e XIX. A pinacoteca é formada por obras do Mestre Ataíde e de importantes artistas mineiros, como Celso Renato, Inimá de Paula, Amílcar de Castro, Márcio Sampaio, Carlos Bracher, Aníbal Mattos, Belmiro Almeida, além de destacados artistas brasileiros, como Volpi e Di Cavalcanti.

Também compõem o acervo da instituição utensílios domésticos e de uso pessoal, instrumentos de trabalho, objetos pecuniários e cerimoniais, insígnias, esculturas, com destaque para a coleção Jeanne Milde, dentre outros.

Criado em 1982 e atualmente integrado ao Circuito Liberdade, o Museu Mineiro coloca à disposição do público exposições de longa duração e temporárias, tanto de artistas consagrados quanto de iniciantes, além de ampla programação relacionada aos patrimônios material e imaterial do Estado.

Serviço:

Exposição Notas de Viagens: Brasil – Moçambique
Local:
Museu Mineiro – Galeria de Exposições Temporárias I
(Avenida João Pinheiro, 342, Funcionários, Belo Horizonte/MG)
Abertura: 29/11/2018 (quinta-feira), das 19h às 21h
Período exposição ao público: 30/11/2018 a 7/2/2019