Minas amplia ações para garantir a inclusão de pessoas com  deficiência no mercado de trabalho

A Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) em Minas Gerais estão intensificando as ações para a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Os encontros com empresários e com pessoas com deficiência (PCD) acontecem a partir desta quinta-feira (8/11), nos municípios de  Passos e Teófilo Otoni.

Em Passos, o encontro com empresários será na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande, na Rua Benedita da Silveira Maia 144, bairro Jardim Pinheiro. Já em Teófilo Otoni, acontece na Superintendência Regional de Ensino, na Travessa São José 75, no centro do município. Em ambos os locais, a reunião com o empresariado será das 8 às 17 horas.

O objetivo do encontro será discutir estratégias para a inclusão e retenção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, bem como sensibilizar o empresariado sobre a necessidade de cumprimento da Lei 8.213/91, que estabelece cotas para as pessoas com deficiência nas empresas.

Pela legislação, a empresa com 100 ou mais funcionários está obrigada a preencher de 2% a 5% dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas com deficiência, na seguinte proporção: até 200 trabalhadores, 2%; de 201 a 500, 3%; de 501 a 1.000, 4% e a partir de 1.001 funcionários, 5%.

Esta etapa que acontece amanhã é exclusiva para os empregadores, que já foram notificados pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego. No entanto, no dia 28 deste mês, nos mesmos municípios, os trabalhadores com deficiência vão ter acesso às vagas disponibilizadas pelas empresas, ampliando assim as chances de garantir uma oportunidade no mercado de trabalho.

Serviço: Dia D para a Inclusão da PCD

Locais:

Passos – Sede da Amig – Rua Benedita da Silveira Maia 144 – Jardim Pinheiro

Teófilo Otoni – Superintendência Regional de Ensino – Travessa São José 75, centro

Horário: Das 8 às 17 horas