Governo vai investir 96 milhões de euros em saneamento por meio da Copasa

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e a Cooperação Financeira Alemã, por meio do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW) assinam, nesta quinta-feira (13/12), às 9h, contrato de operação de crédito de longo prazo no valor de €80 milhões (oitenta milhões de euros), com contrapartida de 20%, correspondente a €16 milhões (dezesseis milhões de euros), por parte da empresa. A solenidade de assinatura será na sede da Copasa (rua Mar de Espanha, 525, 1º andar, Bairro Santo Antônio - BH).

Os recursos, €96 milhões (noventa e seis milhões de euros), serão investidos em ações de saneamento em municípios atendidos pela Copasa, contemplando a eficiência energética, melhorias em estações de tratamento de esgoto e ampliação de sistemas de esgotamento sanitário em cidades de pequeno e médio porte. As ações financiadas têm como objetivo contribuir para a universalização da coleta e tratamento do esgoto nas áreas de abrangência do programa. Dessa forma a Copasa já deixa equacionada fonte de recursos externos para dar continuidade ao Programa Plurianual de Investimentos da Companhia.

O empréstimo terá juros fixos de até 1,5% a.a. com pagamentos semestrais sobre o montante desembolsado, bem menores que a atual Selic (6,5% a.a.), a taxa básica de juros da economia no Brasil. O prazo do financiamento será de 15 anos, incluídos cinco anos de carência, com pagamentos semestrais.

Os investimentos abrangem 27 municípios e contemplarão ações de:

1 - Eficiência energética em estações elevatórias de esgoto

Consiste na implantação de soluções de engenharia que promovam a redução do consumo de energia elétrica com ações voltadas para a melhoria da eficiência dos sistemas mecânicos, elétricos e hidráulicos em sistemas de abastecimento de água. Serão financiadas medidas de eficiência energética em 25 estações elevatórias de sistemas de abastecimento de água nas seguintes cidades: Brumadinho, Belo Horizonte, Matozinhos, Itamarandiba, Teófilo Otoni, Minas Novas, Conselheiro Lafaiete, Baependi, Divinópolis, Santos Dumont, Iturama, Arcos, Bom Despacho, Pouso Alegre, Itajubá, Frutal, Barbacena, Alfenas e Três Corações.

2 - Ampliação e melhorias em estações de tratamento de esgoto:

·         Betim (ETE Central).

·         Belo Horizonte e Contagem (ETE Arrudas e ETE Onça).

·         Montes Claros (ETE Vieira).

3 – Ampliação de sistemas de esgotamento sanitário nas cidades de Congonhas, Igarapé, São João de Bicas, Ibirité e Juatuba

Em Congonhas, serão implantados 22 km de redes coletoras, além da construção de 10 estações elevatórias e de uma Estação de Tratamento de Esgoto. Em Igarapé / São Joaquim de Bicas serão implantados 15 km de redes coletoras, 5 km de interceptores, três elevatórias, uma Estação de Tratamento de Esgoto para tratar os esgotos das duas cidades. Em Ibirité serão executados 10 km de interceptores, 24 km de redes de interligação e duas elevatórias. Em Juatuba serão implantados 15 km de interceptores, 22 km de redes coletoras, quatro elevatórias, uma Estação de Tratamento de Esgoto na sede do município e outra, de pequeno porte, no distrito de Boa Vista.

4- Ações de mobilização social e caça esgoto

Para que as ações tenham mais efetividade, medidas de mobilização, comunicação e sensibilização serão implementadas, visando manter o público informado sobre os benefícios das obras para as comunidades e para o meio ambiente.

Será dada continuidade ao Programa Caça-Esgoto, que tem como objetivo principal eliminar os lançamentos irregulares de esgotos nas redes de drenagem e nos rios e córregos.  As eliminações dos lançamentos indevidos aliadas à implantação de Estações de Tratamento de Esgotos são ações fundamentais para a proteção do meio ambiente e para a melhoria na qualidade de vida da população.

Outras informações:
Assessoria de Comunicação da Copasa