Defensoria Pública e Arquidiocese de BH organizam ações sociais para o II Dia Mundial dos Pobres

  • ícone de compartilhamento

Diversos serviços serão oferecidos pela Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG) em solidariedade ao II Dia Mundial dos Pobres. Além das cidades de Nova Lima e Bonfim, que já receberam o evento, as próximas ações são para Pedro Leopoldo (7/11), Ibirité (9/11), Belo Horizonte (13/11) e Betim (22/11).

O mutirão é resultado de parceria firmada entre a DPMG e a Arquidiocese de Belo Horizonte, em favor dos necessitados e do aprimoramento do atendimento ao cidadão hipossuficiente.

Nos dias previstos, a Defensoria Pública realiza mutirão de orientação jurídica e ações psicossociais voltadas ao acesso à cidadania. Em conjunto, também serão arrecadadas doações de roupas e alimentos, que serão distribuídos nos dias dos eventos.


Mutirão de orientação jurídica e ações psicossociais

Pedro Leopoldo – As atividades ocorrem na quarta-feira (7/11), das 9h às 13h, na sede do CRAS de Pedro Leopoldo, situada na rua Pergentino Souza Santos, 320, bairro Teotônio Batista de Freitas.

Ibirité – Recebe o mutirão na sexta-feira (9/11), das 8h às 18h, na sede da Paróquia Nossa Senhora das Graças, rua Hilário Ferreira de Freitas, 166, Centro.

Belo HorizonteNa terça-feira (13/11), das 9h às 13h, o mutirão ocorre na Serraria Souza Pinto, avenida Assis Chateaubriand, 899, no Centro. Até o dia 12 de novembro (segunda-feira), Defensoria Pública e a Acolhida Solidária Dom Luciano Mendes de Almeida estarão recebendo roupas em campanha solidária para pessoas em situação de rua.

Betim – O mutirão ocorre na sexta-feira (22/11), das 9h às 16h, na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, nº 122, Centro. Outras atividades serão desenvolvidas entre os dias 18 e 23/11.
 

Clique aqui para acessar a programação e os endereços de entrega das doações.


Dia mundial dos pobres

A data foi instituída pelo líder da Igreja Católica e está sendo celebrada, pela segunda vez neste ano, nos meses de outubro e novembro. 

O bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom Otacílio, que está à frente da organização do evento na região, também reforça a importância da ação social. “Quando nós nos empenhamos em favor dos pobres, nós nos revitalizamos e nos revigoramos”, diz.

DPMG

A iniciativa corresponde à missão da Defensoria Pública em promover os direitos humanos e a defesa dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos necessitados.

Consagrada como um dos pilares do Estado Democrático de Direito brasileiro pela Constituição Federal de 1988, a Defensoria Pública é importante ator político na elaboração de ações estratégicas para a democratização do acesso ao sistema de justiça. São seus papéis: a redução das desigualdades sociais e a defesa de direitos e garantias individuais de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Outras informações
Assessoria de Comunicação da DPMG
(31) 3526-0510/ 0513 / 0514