Vice-governador abre Congresso da Raça Girolando em Belo Horizonte

Criadores de diversas regiões do país e delegações internacionais prestigiaram o evento, que acontece na capital mineira até o próximo sábado (21/11)

imagem de destaque
O vice-governador destacou a força da raça girolando em Minas Gerais
  • ícone de compartilhamento

O vice-governador Antônio Andrade participou, nessa quinta-feira (19/11), da abertura oficial do 1º Congresso Internacional e 2º Congresso Brasileiro da Raça Girolando, que acontece em Belo Horizonte até o próximo sábado (21/11). O evento, realizado no Ouro Minas Palace Hotel, contou com a presença de criadores de todo o país e de delegações internacionais.

Também estiveram presentes os secretários de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Cruz; o de Fazenda, José Afonso Bicalho e o de Desenvolvimento Econômico, Altamir Rôso, além do presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Jonadan Ma, do presidente da Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais (FAEMG), Roberto Simões e deputados estaduais.

O vice-governador destacou a força da raça girolando em Minas Gerais. “Estamos celebrando neste Congresso não só a girolando, mas também todo o nosso agronegócio, que representa cerca de 45% do PIB mineiro. Desde a época em que fui ministro da Agricultura, procurei investir em setores importantes para a economia do Estado, como o café e a pecuária. Conseguimos valorizar o preço do leite, tão importante para o sucesso dos produtores. A raça girolando contribui para os ótimos números do nosso agronegócio”.

Antônio Andrade lembrou também a forte ligação do Estado com o campo e o agronegócio. “Temos no Governo de Minas pessoas do campo que possuem conhecimento da área, e isso tem dado sustentação ao Estado. Estamos passando por um momento difícil, mas aqueles municípios que têm o agronegócio como base econômica têm superado as dificuldades com a ajuda da terra. Este é um setor importante que merece todo o apoio do Governo”, concluiu.

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Cruz, também enfatizou a importância da raça. “A girolando é indispensável para a pecuária não só de Minas Gerais, mas também do Brasil. Com o processo de internacionalização, vamos levar para o mundo o que nós temos de melhor na pecuária, trazendo um futuro ainda mais positivo para a área”.

Durante o evento, o secretário de Fazenda José Afonso Bicalho anunciou que a Megaleite, importante feira da pecuária leiteira nacional, “será realizada em Belo Horizonte no próximo ano, comemorando os 20 anos da homologação da raça girolando no Brasil”, salientou.

O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Jonadan Ma, falou sobre a força da marca Girolando no País e a relevância de Minas Gerais no setor.  “A raça girolando está consolidada nacionalmente, e por essa razão nosso País é um dos maiores produtores de leite do mundo, com mais de 37 bilhões de litros anuais. Boa parte dessa produção é devido à contribuição da raça. Em relação a Minas Gerais, somos o maior produtor de leite do país, graças ao trabalho das lideranças e dos produtores do setor agropecuário”, finalizou.



Últimas