Unidade de Atendimento ao Trabalhador intermedia preenchimento de 590 vagas em supermercado

Órgão vinculado à Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social oferece qualificação para os candidatos a emprego

Os trabalhadores que se encontram desempregados contarão com várias oportunidades de emprego em Belo Horizonte e Grande BH. Nos próximos dias 23 e 24, uma grande rede supermercadista vai disponibilizar até 590 postos de trabalho, com salários que variam de R$ 820 a R$ 1.580.

A seleção será feita na Unidade de Atendimento ao Trabalhador (UAT), na rua  Engenheiro Felipe Caldas, 510, no bairro Gameleiras, em Belo Horizonte. A UAT fica ao lado do Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp). Os interessados devem comparecer ao local, das 9 às 15 horas, munidos das carteiras de trabalho e de identidade, além do Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Entre as vagas que serão disponibilizadas na UAT Gameleira estão as de atendente de balcão (50 postos de trabalho), atendente do setor de frios e laticínios (30), auxiliar de linha de produção (50), açougueiro (50), chefe de cozinha (15), confeiteiro (30) e cozinheiro geral (20). Existem também oportunidades para embalador (50), encarregado de açougue (20), fiscal de loja (20), locutor comercial (10), padeiro (15) e sushiman (30). Há ainda 100 vagas para operador de caixa e outras 100 para repositor de mercadorias.

Inovação no Sine

A UAT Gameleira, vinculada à Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social  (Sedese),  representa uma forma inovadora de operacionalizar o Sistema Nacional de Emprego (Sine), contrapondo-se ao histórico de políticas públicas de trabalho e emprego desarticuladas e à ausência de políticas para o mercado informal.

A principal inovação desse novo modelo foi a integração das diversas políticas de trabalho, emprego e renda, de forma a oferecer ao trabalhador a solução que ele precisa para geração de renda.

Dentro dessa nova lógica de atuação integrada, os trabalhadores têm à disposição dois núcleos na UAT Gameleira: o de Emprego, com ações de intermediação de mão de obra, postagem do seguro-desemprego, emissão da Carteira de Trabalho e a Central de Vagas para atendimento ao empregador; e o de Empreendedorismo, com trabalho de assessoramento, microcrédito e intermediação do trabalhador autônomo. Esse assessoramento é realizado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a fim de auxiliar o empreendedor na execução de um negócio próprio.

Dentro desses dois núcleos, estão previstas ações de qualificação profissional, como competências profissionais e pré-matrículas em cursos do Pronatec.