Tour da Tocha percorre as ruas de Uberaba e Araxá neste domingo (8/5)

Revezamento olímpico ainda vai passar por Serra do Salitre, Patrocínio e Patos de Minas, onde vai ser realizado o evento de celebração

Na manhã deste domingo (8/5), em Uberaba, a Tocha Olímpica foi conduzida pelo jogador Falcão, capitão da Seleção Brasileira

Na manhã deste domingo (8/5) o Tour da Tocha iniciou em Uberaba. Durante o intervalo da final da Copa Sul-Americana de Futsal, disputada entre Brasil e Argentina, a Tocha Olímpica foi conduzida dentro do ginásio pelo jogador Falcão, capitão da Seleção Brasileira. Em seguida, ele entregou a Tocha para Fernanda Roqueti, que deu prosseguimento ao revezamento pelas ruas da cidade.

O momento foi acompanhado pelo secretário de Estado de Esportes e coordenador do Núcleo de Articulação Minas 2016, Carlos Henrique, pelo prefeito de Uberaba, Paulo Piau, pelo presidente da Fundação Municipal de Esporte e Lazer, Luiz Alberto Medina, e pelo presidente da Confederação Brasileira de Futsal, Marcos Madeira.

Em Araxá, a Tocha Olímpica foi conduzida pelo araxaense Roberto Rocha

De Uberaba o revezamento seguiu para Araxá, onde a caravana percorreu as enfeitadas ruas históricas até chegar ao ponto final do revezamento na cidade, na Fundação Cultural Museu Calmon Barreto. O araxaense Calmon Barreto (1909-1994) foi gravador, pintor, escultor e contista de grande renome.

"É muita honra ter sido escolhido para representar minha cidade neste momento tão importante. Que a Tocha Olímpica traga muita paz e alegria para todos os araxaenses", disse Roberto Rocha, médico e atleta de ciclismo mountain bike escolhido para ser condutor da Tocha Olímpica.

No período da tarde o Tour da Tocha segue pelas cidades de Serra do Salitre, Patrocínio e Patos de Minas, onde haverá o evento de celebração.

Incentivo ao turismo

A Secretaria de Estado de Turismo está presente nas cidades celebração do Tour da Tocha com o posto móvel de informações turísticas. Em Uberlândia, por exemplo, foram realizados cerca de 40 atendimentos. Foram divulgados também materiais de divulgação do estado.

A professora Maria Efigênia, 38 anos, esteve no posto móvel e elogiou o trabalho de divulgação de outras regiões e dos atrativos mineiros. Ela disse que estava contente com a passagem da Tocha pela cidade. “É algo único na nossa vida. Quero contar aos meus netos, um dia, que vi a chama olímpica passar por Uberlândia”, afirmou.

Núcleo de Articulação Minas 2016

A ação integra o trabalho do Núcleo de Articulação Minas 2016, criado em 15 de abril de 2015 pelo governador Fernando Pimentel com o objetivo de realizar as medidas necessárias para sediar os eventos associados aos Jogos Rio 2016. Coordenado pelo secretário de Estado de Esportes, Carlos Henrique Alves da Silva, o Núcleo congrega ao todo 16 secretarias e órgãos da administração estadual, que planejam e executam ações conjuntas com vistas a aumentar a eficiência das medidas e economizar recursos.

Acompanhe o Tour pelas redes sociais, via Facebook da Secretaria de Esportes e Twitter da Rio 2016.

Mais informações estão disponíveis em minas2016.mg.gov.br e www.rio2016.com.