Tecnologia avançada se torna aliada do Estado na tomada rápida de decisões

Salas de Situação reúnem informações estratégicas de secretarias e demais órgãos, com banco de dados alimentado e atualizado constantemente

Motivado por ocasiões em que se exige a tomada de decisões rápidas, com segurança, o Governo de Minas Gerais inovou, implantando, na atual gestão, em Belo Horizonte, duas Salas de Situação dotadas de um sistema avançado de tecnologia da informação. A primeira delas foi inaugurada em outubro de 2016, na Cidade Administrativa, e a segunda entrou em funcionamento no Palácio da Liberdade, em maio de 2017.

As informações estratégicas e ao mesmo tempo integradas são processadas pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge) e disponibilizadas para o gabinete do governador e para o seu staff, que inclui secretários de Estado e assessores mais próximos.

A maior parte dos dados inseridos na plataforma vem das secretarias e de outros órgãos, como as forças de segurança do Estado, que são detentoras de informações consideradas fundamentais.

Para cuidar desse projeto e deixá-lo permanentemente atualizado, a Prodemge conta com uma equipe que coordena as Salas de Situação, formada pelo gerente Gilmar de Meira Freitas e mais seis analistas. Essa gerência está ligada à Superintendência de Integração de Informações Estratégicas da Presidência da Prodemge. Há ainda o apoio constante de todas as diretorias da empresa e parcerias efetivas dos órgãos responsáveis pelas informações, especialmente o Gabinete Militar do Governador.

As Salas de Situação do Governo do Estado têm estruturas físicas e de tecnologia adequadas, mas o acesso às informações pelos gestores não precisa necessariamente ocorrer dentro delas.

Toda a estrutura de inteligência reunida está disponível na web, inclusive com melhorias permanentes para acesso em tablets e celular. Entretanto, podem haver circunstâncias em que haja necessidade de uma reunião física para avaliação de dados por vários gestores, ao mesmo tempo, seguida de uma decisão estratégica.

No surto da febre amarela no início de 2017, por exemplo, a Sala de Situação da Cidade Administrativa teve papel fundamental para concentrar informações e dados e contribuir para importantes tomadas de decisão pelas autoridades da Saúde.

Cruzamento de informações e análise das redes sociais

De acordo com o gerente da Prodemge, além do trabalho permanente com um grande volume de dados, ele e sua equipe estão começando a analisar dados com o cruzamento de informações a fim de verificar tendências, fazer leitura de cenários e antecipar ações como algumas relacionadas à defesa civil e saúde, por exemplo.

“Estamos trabalhando também na análise das redes sociais para ver como a população enxerga as ações de Governo. Para essas duas iniciativas, estamos buscando um profissional de estatística”, assegura Gilmar Freitas.

A estrutura tecnológica é fundamental para que os gestores tenham dados integrados para planejamento e tomada de decisão. “Normalmente uma secretaria precisa de dados de outros órgãos, por essa razão também a plataforma se mostra tão importante”, observa o gerente.

A atualização das informações é automática e a periodicidade é definida pelo gestor, levando em consideração a especificidade de cada área. Os dados relacionados à Segurança Pública, por exemplo, entram no dia seguinte ao registro, enquanto os da Saúde são semanais. A Secretaria de Estado de Fazenda (SEF), por sua vez, atualiza mensalmente parte de suas informações.

Além das fontes internas, as Salas de Situação reúnem informações externas, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), entre outros. A referência em dados econômicos para o Estado é a Fundação João Pinheiro (FJP). Contudo, há intenção de inserir na plataforma mais instituições que trabalham dados relevantes e disponibilizá-los para os gestores estaduais.

No dia a dia, os funcionários extraem as informações do banco de dados - e elas são gravadas por meio de um conjunto de ferramentas tecnológicas adquiridas ou desenvolvidas pela própria Prodemge. Também é papel da empresa adaptar os dados recebidos para que eles sejam lidos e entendidos pelo gestor de qualquer área, tentando minimizar as dificuldades existentes. Para isso, o contexto é considerado importante.

Relacionados à segurança pública nas Salas de Situação estão exemplos de informações atualizadas apenas um dia após a ocorrência do fato. São registros de ações de combate às drogas, furtos, roubos e apreensão de armas de fogo, entre outros.

O objetivo do Governo do Estado é fazer com que as informações contidas nas estruturas denominadas Salas de Situação ou na própria web sejam cada vez mais úteis aos gestores para a tomada de decisões que possam beneficiar toda a população mineira.