Sistema de Gestão de Resíduos divulga resultado do monitoramento dos Jogos Olímpicos no Mineirão

Durante as dez partidas realizadas no estádio, foram recolhidas mais de 3 toneladas de materiais recicláveis. Ações bem sucedidas em parceria com a Asmare ficam como legado

imagem de destaque
Equipe responsável pelo projeto no Mineirão durante os jogos do Torneio Olímpico de Futebol Rio 2016
  • ícone de compartilhamento

Durante os jogos do Torneio Olímpico de Futebol Rio 2016 realizados no Estádio Mineirão, foram coletadas mais de três toneladas de materiais recicláveis, entre copos descartáveis, latinhas, papel, plástico e garrafas pet.

O dado é do Time de Sustentabilidade e Gestão Ambiental das Olimpíadas 2016 em Belo Horizonte, que desenvolveu ações socioambientais durante as dez partidas distribuídas em 7 dias (três deles com rodada dupla).

Segundo Rodolfo Fernandes, analista ambiental do Programa Ambientação, da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), o Guia de Sustentabilidade para os Jogos Rio 2016, elaborado pelo Comitê Organizador Rio 2016, foi executado e acompanhado pela equipe da Rio 2016, Mineirão, Feam e pelo Núcleo de Articulação Minas 2016.

“O trabalho vem apresentando ótimos resultados, graças ao empenho de toda a equipe, o que tem garantido que as ações sustentáveis dentro do Estádio Mineirão sejam eficientes”, diz Fernandes.

Ainda de acordo com o analista, as ações propostas e desenvolvidas possibilitaram uma melhoria na qualidade da coleta seletiva feita dentro do estádio pela Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Materiais Reaproveitáveis de Belo Horizonte (Asmare). “Isso possibilitou uma gestão eficiente de todo o processo, além de garantir que as ações permaneçam e fiquem como legado para o estádio em eventos futuros”, afirmou.

A engenheira ambiental do Mineirão, Bárbara Freitas, ressaltou que a presença da equipe durante os jogos olímpicos foi de extrema importância para a melhoria do atual sistema de gestão de resíduos do Estádio.

“Eles acompanharam as etapas de acondicionamento, coleta, triagem e transporte dos resíduos antes mesmo do início dos jogos olímpicos. Desta forma, puderam identificar gargalos e propor melhorias no processo, como a inclusão de coletores específicos para o recebimento de marmitex de isopor, o que facilitou o processo de triagem dos resíduos recicláveis, hoje realizada pela Asmare. A implementação desta e de outras sugestões não ocorrerá somente durante os jogos olímpicos, elas ficarão de legado para o Estádio”, diz.

O gerente adjunto de Limpeza e Resíduos da Rio 2016, Danilo Siqueira, reforça que o compromisso da Rio 2016 é realizar jogos com responsabilidade ambiental, social e econômica, no planejamento, durante as competições e no pós-evento, garantindo que as atividades desenvolvidas na Cidade do Futebol (Mineirão) sejam feitas com o menor impacto ambiental negativo possível.

As ações de caráter ambiental realizadas no Mineirão, em Belo Horizonte, são de responsabilidade da Área Funcional Cleaning and Waste (Limpeza e Resíduos)/CAW, que acompanha, orienta e presta suporte às outras áreas funcionais para o desenvolvimento dos trabalhos.

As principais ações estão ligadas ao descarte adequado dos resíduos gerados, à orientação e acompanhamento do efetivo de limpeza na separação e armazenamento dos materiais recicláveis, o acompanhamento da parceira firmada com a Asmare para a triagem dos materiais dentro do Mineirão e para o recebimento como doação dos recicláveis.

Ações de sustentabilidade

 Pensando no Meio Ambiente, o Estádio Mineirão já adota práticas sustentáveis, como o reaproveitamento da água da chuva, geração de energia limpa e renovável, por meio da usina solar fotovoltaica instalada na cobertura do estádio e o reaproveitamento de diversos tipos de resíduos.

Todo esse trabalho faz parte do Projeto “Gigante Pela Natureza”, que tem por objetivo ser referência em gestão ambiental responsável, com a realização de um trabalho de conscientização e participação da sociedade em questões de sustentabilidade.

O primeiro passo para cumprir com o objetivo do projeto foi a celebração de uma parceria com a Asmare, uma das maiores associações de catadores de materiais recicláveis do país. Desta forma, toda a responsabilidade sobre o ciclo de vida de um produto é compartilhada entre os setores público, privado e sociedade, promovendo  a inclusão social dos catadores diretamente envolvidos.

Além disso, o Mineirão é o único estádio do país a receber o selo Platinum do Leadership in Energy and Environmental Design - LEED, que é um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações, utilizado em 143 países. 

O selo tem o intuito de incentivar a transformação dos projetos, obra e operação de edificações, sempre com foco na sustentabilidade de suas atuações. O Mineirão cumpriu oito itens considerados como pré-requisitos para a obtenção do selo e ainda apresentou inovações sustentáveis que não eram exigidas pela U.S Green Building Council, o que gerou uma alta pontuação e resultou no Selo Platinum.

No site oficial também é possível encontrar outras informações sobre o projeto. Segue link:

http://estadiomineirao.com.br/o-mineirao/sustentabilidade/

Núcleo de Articulação Minas 2016

O Núcleo de Articulação Minas 2016 foi criado em 15 de abril de 2015, pelo governador Fernando Pimentel, com o objetivo de realizar as medidas necessárias para sediar os eventos associados aos Jogos Rio 2016. Coordenado pelo secretário de Estado de Esportes, Carlos Henrique Alves da Silva, o Núcleo congregou, ao todo, 16 secretarias e órgãos da administração estadual, que planejaram e executaram ações conjuntas visando aumentar a economia dos recursos e eficiência das medidas adotadas.

Acesse www.minas2016.mg.gov.br e acompanhe as ações do Governo de Minas Gerais nos Jogos Olímpicos 2016.



Últimas