Setur repassa R$250 mil para municípios atingidos pelo rompimento da Barragem do Fundão

Ação faz parte da força-tarefa criada pelo Governo de Minas Gerais para ajudar na recuperação dos municípios afetados pelo rompimento da barragem

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) liberou o repasse de R$ 250 mil para os três Circuitos Turísticos que tiveram municípios atingidos direta ou indiretamente pelo desastre ambiental provocado pelo rompimento da Barragem do Fundão, localizada no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, em novembro do ano passado.

O convênio foi assinado no final de 2015 com o objetivo de promover os destinos. Os Circuitos do Ouro, Mata Atlântica de Minas e Trilhas do Rio Doce  foram contemplados pelo repasse de verba, abrangendo 45 municípios no total.

De acordo com o secretário Mário Henrique Caixa, “a Setur fez um esforço financeiro para atender a essa importante demanda de resgatar o fluxo turístico que foi abalado, devido à repercussão negativa nas poucas áreas atingidas. Dos 45 municípios da região, apenas nove foram diretamente afetados”, afirma.

Esta ação faz parte da força-tarefa criada pelo Governo de Minas Gerais para ajudar na recuperação dos municípios afetados pelo rompimento da barragem. O grupo é coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru) e composto, no âmbito estadual, pelas secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, Advocacia Geral do Estado, Copasa, Instituto Mineiro de Gestão de Águas (Igam) e Cemig.

Também fazem parte da força-tarefa os prefeitos de Mariana, Governador Valadares, Ipatinga, Rio Doce, Belo Oriente e Tumiritinga.  A ação de promoção será coordenada pela Setur e o objetivo primordial é recuperar a imagem dos municípios afetados.