Serviços da Copasa e Cemig bateram recorde de público nos Fóruns Regionais

Empresas participaram ativamente dos 15 encontros de 2017, com atividades educativas e atendimento aos gestores municipais e a população dos territórios

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Para incentivar consumo consciente de energia elétrica, Cemig entregou lâmpadas eficientes
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Os serviços prestados à população e aos gestores municipais pelas Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) bateram recorde de público durante o circuito dos Fóruns Regionais de Governo em 2017. As ações da Copasa atraíram cerca de 10,6 mil pessoas e para incentivar o consumo consciente de energia, a Cemig distribuiu 56 mil lâmpadas eficientes.

O estande da Copasa foi um dos mais movimentados. Os serviços prestados pela empresa, as atividades interativas de educação ambiental e as informações sobre as políticas públicas da companhia chamaram a atenção de estudantes, empreendedores, lideranças do agronegócio, agricultores familiares, movimentos sociais, vereadores e prefeitos.

Em todos os encontros, a Copasa teve um ponto de atendimento para acesso à agência virtual, com apresentação e utilização de serviços, como 2ª via de contas, cadastramento para recebimento de contas por e-mail, obtenção de certidão negativa, acesso ao histórico de consumo de imóvel, atualização cadastral e outros.

As ações de educação ambiental foram a grande atração. O “Show Chuá’, por exemplo, brincadeira e jogos   que ensinam a utilizar a água de forma consciente, contou com um público de mais de 4 mil pessoas, a maioria alunos e professores das escolas públicas.

Uma das grandes atrações foi o Show Chuá, atividade da Copasa sobre o uso consciente da água (Crédito: Neimar Costa)

Outro destaque foi o posto de “realidade aumentada”, que permitiu, por meio de tablets, fazer um tour virtual pelos sistemas de tratamento de água e esgotamento sanitário. Também foi montada uma mini-estação de tratamento de água e realizadas palestras sobre o uso consciente dos recursos naturais.

Segundo a presidente da Copasa, Sinara Meireles, a participação da companhia nos Fóruns permite a aproximação com o público, a integração da empresa com o poder público dos municípios e com outros órgãos do Estado. 

“A Copasa, seguindo as diretrizes do Governo de Minas Gerais de ouvir e dialogar com a sociedade participou de todos os encontros dos Fóruns Regionais. Além das atividades voltadas à educação ambiental e uso consciente dos recursos naturais, utilizamos aquele espaço para apresentação de programas e de aplicativos que permitem interagir com a empresa para diversos serviços, via internet, trazendo modernidade e mais facilidade para o cliente acessar os canais da empresa”, observa Meireles.

Pro-Mananciais

A Copasa apresentou para a comunidade a importância do programa Pró Mananciais e as crianças e os adolescentes interagiram em uma série de jogos e brincadeiras sobre o tema.

População pôde fazer um tour virtual pelas estações de tratamento de água e esgotamento sanitário (Crédito: Divulgação/Copasa)

O programa Pró-Mananciais, implantado em dezembro de 2016, tem como diretriz a promoção do desenvolvimento sustentável, visando proteger e recuperar as microbacias hidrográficas. Por meio de ações e parcerias, a Copasa desenvolve atividades diretas para a recuperação de matas, terrenos, preservação de nascentes, além de realizar ações de sensibilização, mobilização e educação ambiental.

Segundo a Copasa, o Pró Mananciais já é desenvolvido em 72 cidades mineiras e será ampliado para outras 77 em 2018. Em 2017, foram investidos R$ 3 milhões no programa e, ainda,estão  sendo contratados serviços da ordem de R$ 2,3 milhões. 

Eficiência energética

O público presente nas ações da Cemig, nos 15 encontros dos Fóruns Regionais de 2017, foi em torno de 40 mil pessoas. O estande da empresa funcionou como uma agência de atendimento ao consumidor, disponibilizando serviços, como emissão de 2ª via de conta, negociação de débitos, solicitações de ligações, desligamentos e informações sobre o aplicativo de atendimento ao cliente para celular.

As atividades educativas para incentivar o consumo consciente de energia elétrica envolveram 28 mil pessoas. Foram distribuídas 56 mil lâmpadas eficientes para quem apresentou a última conta de luz paga, limitada a duas unidades por cliente.

Técnicos da Cemig deram dicas de economia de energia e de segurança com a rede elétrica (Crédito: Divulgação/Cemig)

Técnicos da Cemig também fizeram palestra sobre dicas de economia de energia. A companhia expos maquetes do sistema elétrico, que simularam o consumo de energia, a segurança com a rede elétrica e mostraram o caminho da energia desde a geração até chegar às residências, ao comércio e à indústria.

“Além de transmitir dicas importantes de segurança, as ações da Cemig têm o objetivo de disseminar a cultura do uso consciente e sustentável da energia junto à sociedade, ajudando a reduzir a fatura de energia do consumidor e o impacto no meio ambiente”, afirma a técnica da Cemig, Aliene Gomes Ribeiro.

Atendimento aos gestores municipais

Durante o circuito dos Fóruns Regionais, os diretores, superintendentes e gerentes da Cemig ouviram dos prefeitos e gestores municipais as demandas dos moradores de suas cidades. A maioria das solicitações esteve relacionada ao atendimento da Cemig por meio dos programas de Eletrificação Rural, Campos de Luz 2, Eficiência Energética, Água para Todos, reforma e expansão de redes.

As solicitações, de acordo com a Cemig, foram registradas, encaminhadas às áreas responsáveis para providências ou esclarecimentos e, em seguida, respondidas diretamente ao gestor ou prefeito.

Segundo o presidente da Cemig, Bernardo Salomão, os encontros dos Fóruns foram uma oportunidade para detalhar os serviços oferecidos pela companhia e prestar contas das ações da Cemig à população.

“Apresentamos os resultados dos expressivos investimentos que têm sido realizados em todos os territórios, como obras de ampliação e reforma, visando aumentar a confiabilidade do sistema elétrico e assegurar um atendimento de qualidade ao mercado”, afirma Salomão.

Serviço:

Copasa

Para acessar serviços da Copasa clique em Agência Virtual
Atendimento ao consumidor disque 115

Cemig

Para informações e acesso aos serviços virtuais clique na página da Cemig 
Para atendimento ao consumidor disque 116
Deficientes auditivos 0800 723 8007          



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