Secretaria de Estado de Saúde reforça cuidados com a pele durante o Carnaval

Além dos cuidados com o sol, é preciso atenção especial aos produtos como maquiagens e tinturas que são utilizados durante o período de festa

  • ícone de compartilhamento

O Carnaval se aproxima e muitas pessoas já estão prontas para curtir a maratona de festas, blocos de rua, trios elétricos e diversão. Por ocorrer em uma época em que as temperaturas são elevadas, é imprescindível adotar hábitos para proteger a pele da radiação solar, bem como escolher de maneira correta maquiagens, tintas e adereços.

Ao sair para acompanhar blocos de rua, seguir trios elétricos ou até mesmo ao ficar em casa se divertindo com os amigos, passe filtro solar.  Ele deve ser aplicado cerca de 30 minutos antes da exposição ao sol e ser reaplicado a cada 4 horas.

“É necessário se proteger do sol para evitar o envelhecimento precoce da pele, queimaduras e, sobretudo, câncer de pele, tão frequentes em nosso país,” afirma a médica dermatologista da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Maria Aparecida de Faria Grossi.

Em relação às crianças, os cuidados devem ser redobrados, pois a pele dos pequenos é mais sensível. Os bebês de até seis meses de idade, devem evitar protetores solares físicos ou químicos e utilizar roupas adequadas.

Os pais ou responsáveis devem ficar atentos à hidratação. Após os 6 meses, as crianças devem utilizar filtros solares próprios para a idade. “É importante ressaltar que o melhor horário para usufruir dos benefícios do sol, em todas as idades, é até às 10h da manhã e após às 16h”, afirma Maria Aparecida de Faria Grossi.

Além dos cuidados com o sol, é preciso atenção especial aos produtos como maquiagens e tinturas que são utilizados durante o período de festa. Segundo Maria Aparecida Grossi, cada pele possui características especiais que devem ser respeitadas. “O ideal é que a pessoa experimente sempre o produto em uma pequena área da pele antes de aplicá-lo por inteiro”, disse.

As crianças também podem utilizar esses produtos, desde que sejam específicos para a idade. Porém, é preciso atenção ao tempo de permanência que esses itens permanecerão na pele. “Tendo em vista as diferenças individuais, o tempo de tolerância destes produtos aplicados na pele varia de pessoa a pessoa, devendo permanecer o menor tempo possível e a melhor maneira de retirá-los é lavar a área com água e sabões suaves”, afirma Maria Aparecida de Faria Grossi.



Últimas