Rede Minas exibe vídeos vencedores do concurso Desconstruindo Práticas Machistas no Cotidiano Escolar 

Nesta sexta-feira (7/12), a iniciativa será tema de entrevista no Programa Mistura Fina, que vai ao ar na emissora a partir das 18h

imagem de destaque
Vídeos foram totalmente produzidos pelos estudantes, do roteiro à edição, e realizados com celulares, câmeras digitais ou outros equipamentos de filmagem
  • ícone de compartilhamento

Os vencedores do concurso pedagógico Desconstruindo Práticas Machistas no Cotidiano Escolar estarão representados, nesta sexta-feira (7/12), no programa Mistura Fina, da Rede Minas. A atração tem início às 18h na programação. O concurso é uma realização da Secretaria de Estado de Educação (SEE), em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania de Minas Gerais (Sedpac).

No programa, serão entrevistados representantes de três dos dez vídeos vencedores: o aluno Lucas Henrique Silva Amorim, da Escola Estadual Carlos Lúcio de Assis, de Betim, que produziu o vídeo “Um novo olhar sobre o machismo”; a aluna Julia Cecília, da Escola Estadual Professor João Fernandino Júnior, de Sete Lagoas, responsável pelo vídeo “Empoderamento de jovens meninas na escola”; e o professor Fernando Rosa, da Escola Estadual Pedro II, de Belo Horizonte, que orientou a produção do vídeo “Elas tem Viva Voz”.

Outro destaque, na programação, é que todos os vídeos vencedores estão em exibição nos intervalos da programação da Rede Minas, desde o final de novembro.

O concurso

Entre os vídeos que foram selecionados e postados na página oficial da SEE no Facebook, a produção que figurou como o grande destaque no concurso foi “Você pode ser o que você quiser”, da Escola Estadual Delfim Moreira, do município de Santa Rita do Sapucaí, que recebeu o maior número de “curtidas”. Foram 556 interações, de 30 de junho a 1º de julho deste ano, contra 347 do segundo lugar, “Mexeu com uma, mexeu com todas”, produzido pela Escola Estadual João XXIII, de Itajubá.

O objetivo do concurso foi debater o machismo e a importância da desconstrução dessa prática dentro das escolas. Cada escola estadual pôde enviar dois vídeos, um sobre cada eixo: “Empoderamento de Jovens Meninas”, que trata do reconhecimento das mulheres na sociedade, do seu valor, de suas conquistas e de suas lutas por direitos; e “Meninos Pelo Fim da Violência”, que pretende mostrar os jovens adolescentes como não como protagonistas dos atos violentos, e sim da luta pelo fim deles.

Os vídeos foram totalmente produzidos pelos estudantes, do roteiro à edição, e realizados com celulares, câmeras digitais ou outros equipamentos de filmagem. As inscrições ocorreram entre 8 de março e 15 de maio e a seleção foi feita pela equipe da Coordenação de Direitos Humanos e Cidadania da SEE e da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres da Sedpac.

Confira, a seguir, as dez produções selecionadas, com os seus respectivos vídeos:

 

E.E. Carlos Lúcio de Assis - Betim (SRE Metropolitana B) 
Vídeo: “Um novo olhar sobre o machismo” 

 

E.E. João XXIII - Itajubá (SRE Itajubá)
Vídeo: “Mexeu com uma, mexeu com todas”

 

E.E. Carmelita Carvalho Garcia Perdões (SRE Campo Belo)
Vídeo: “Rótulos” 

 

E.E. de Ensino Médio Cabanas - Mariana (SRE de Ouro Preto)
Vídeo: “Deixa ela jogar” 

 

E.E. Delfim Moreira - Santa Rita do Sapucaí (SRE Pouso Alegre) - Vídeo: “Você pode ser o que você quiser” 

 

E.E. João Fernandino Júnior - Sete Lagoas (SRE Sete Lagoas) - Vídeo: “Empoderamento de jovens meninas na escola” 

 

E.E. Marquês de Sapucaí - Delfim Moreira (SRE Itajubá) 
Vídeo: “Voz silenciada” 

 

E.E. Pedro II - Belo Horizonte (SRE Metropolitana A)
Vídeo: “Ela tem viva voz”
 

 

 E.E. Pedro Aleixo - BH (SRE Metropolitana A)
Vídeo: “Espinho na carne” 

 

E.E. Carlos Ribeiro da Silva São Gonçalo do Pará (SRE Divinópolis) -  Vídeo: “Sou mais eu” 

 



Últimas