Primeiro centro privado para bionegócios no Brasil é inaugurado em Minas Gerais

BiotechTown abre primeira chamada para seleção de empresas das áreas de biotecnologia e ciências da vida, com inscrições abertas até 24 de agosto

imagem de destaque
O BiotechTown busca constituir um ambiente de desenvolvimento e aceleração de negócios
  • ícone de compartilhamento

Foi inaugurado nesta quinta-feira (5/7) o BiotechTown, primeiro centro privado e integrado do Brasil a fornecer ambiente e recursos necessários ao desenvolvimento de empresas, produtos e negócios nas áreas de Biotecnologia e Ciências da Vida. O lançamento foi realizado na sede do empreendimento em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A ação pioneira é uma iniciativa do Governo do Estado e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), com a parceria da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) e de sua agência de inovação, a Fundep Participações (Fundepar), além do apoio da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Associação Nacional de Empresas de Biotecnologia (Anbiotec) e do projeto CSul – Desenvolvimento Urbano.

O presidente da Codemge, Marco Antônio Castello Branco, esteve presente no evento, representando o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel. Castello Branco ressaltou que o BiotechTown marca um novo capítulo da biotecnologia mineira e é fruto de um projeto estadual de desenvolvimento. De acordo com ele, trata-se de uma iniciativa importante, que propiciará soluções diversas para a vida animal, vegetal e, principalmente, humana.

Empresa investida da Codemge, o BiotechTown tem o objetivo de impulsionar empresas nascentes ou já estabelecidas, fornecendo ambiente integrado e recursos necessários para sua inserção e expansão nos mercados de base biotecnológica. O investimento previsto é de R$ 35 milhões, sendo R$ 5,6 milhões já realizados.

O CEO do BiotechTown, Pedro Vidigal, destacou a importância dos investidores, Codemge e Fundepar, e anunciou a chamada para o primeiro grupo de startups que terá a oportunidade de participar do processo de desenvolvimento de negócios no BiotechTown, que envolve investimento financeiro, metodologia customizada e acesso à mentores especializados. O Programa de Desenvolvimento de Negócios selecionará 10 empresas das áreas de biotecnologia e ciências da vida. As inscrições estão abertas até 24 de agosto e podem ser feitas no site do BiotechTown.

Referência internacional em análise e desenvolvimento de ecossistemas tecnológicos, a especialista Karin Mayer Rubinstein, CEO e presidente da Indústrias de Tecnologia Avançada de Israel (IATI), apresentou o cenário global de Biotecnologia e Ciências da Vida e as tendências do segmento. Ela salientou as similaridades da cultura empreendedora de Israel e de Minas Gerais. “Minas Gerais tem uma das melhores fontes de capital humano, muitas pessoas com vontade e paixão, que podem fazer do estado um dos melhores ecossistemas de biotecnologia e ciências da vida”, enfatizou.

Também participaram da cerimônia o presidente da Fundep, Alfredo Gontijo, o diretor da Fundepar Ramon Azevedo e o vice-prefeito de Nova Lima, João Marcelo. Integrando o painel Visão Nacional, que discutiu o mercado de biotecnologia e ciências da vida, estavam Leopoldo Lima, gerente de Inovação e Startups do Hospital Albert Einstein, Janayna Bhering, CEO da Safe Test Diagnósticos, Leonidas Rezende Jr., diretor da Ampligenix Biotech, e Rodrigo Rodrigues, gerente de Inovação da Jansen. Ao todo, mais de 250 pessoas estiveram presentes no evento.

Desenvolvimento e aceleração de negócios

O BiotechTown busca constituir um ambiente de desenvolvimento e aceleração de negócios e empresas em biotecnologia com infraestruturas compartilhadas como laboratórios de pesquisa e desenvolvimento e linhas de produção, acesso a serviços tecnológicos especializados e a extensa rede de conhecimento. Apoiando desde o desenvolvimento do produto, passando pelo registro e pela produção inicial, até a inserção dos produtos no mercado nacional e internacional, todo o modelo foi idealizado para o desenvolvimento de produtos de ponta a ponta, em um mesmo local, de forma completamente integrada.

O BiotechTown busca oferecer ao mercado uma estrutura privada de desenvolvimento em biotecnologia que reduza riscos e acelere o lançamento de novos produtos e serviços no mercado brasileiro e internacional. O projeto objetiva também ser a porta de entrada para produtos biotecnológicos estrangeiros no mercado latino-americano. O BiotechTown será a estrutura holding em abrigar outras estruturas adequadas para prestar serviços em três âmbitos complementares: desenvolvimento final de produto, produção comercial inicial e aceleração de negócios de biotecnologia.

Com essa estrutura, é esperado que o BiotechTown gere, em 20 anos, 200 novos negócios em biotecnologia por meio de sua aceleradora, que selecionará empreendimentos para aceleração que possuam novas tecnologias em biotecnologia. Além disso, mais de 150 projetos de inovação serão desenvolvidos em seu Centro de Desenvolvimento em Biotecnologia, e mais de 100 clientes serão atendidos para produção comercial por ano, possibilitando à Codemge exercer sua competência de fomentar projetos nas áreas de ciência, tecnologia, pesquisa e inovação no setor de biotecnologia.

Complexo integrado e inovador

O BiotechTown inicia sua atuação com o Business Developer, utilizando metodologia customizada de desenvolvimento de empresas nascentes e realizando investimentos financeiros para expandir e escalar os negócios. O centro oferecerá, ainda, suporte em diversas áreas que incluem assuntos regulatórios, inteligência de mercado, prospecção tecnológica, entre outras soluções, contando com acesso a extensa rede de mentores e parceiros globais. Sua primeira expansão incluirá a implantação do Open Lab e do Contract Manufacturing Organization (CMO), modelos que oferecerão infraestrutura laboratorial, equipamentos e profissionais para atender demandas empresariais que visam ao desenvolvimento rápido de produtos e à sua produção, minimizando os custos e investimentos das empresas.

O projeto nasce para catalisar o desenvolvimento de novas empresas e a inserção de novos produtos de companhias já estabelecidas. Entre os diferenciais do BiotechTown, estão o alto grau de integração entre suas estruturas, a visão ponta a ponta no desenvolvimento de produtos e o fomento a empresas nascentes.

Localizado em um dos principais polos de inovação de Minas Gerais, o BiotechTown foi construído em uma área de 2.100 m², com arquitetura moderna e instalações totalmente equipadas, no condomínio Alphaville Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima. A região é, também, o segundo cluster brasileiro de Biotecnologia e Ciências da Vida.

Biotecnologia e Ciências da Vida

A Biotecnologia é um conjunto de técnicas que valoriza processos biológicos no desenvolvimento de tecnologias e produtos que geram benefícios em diversas áreas, como medicina, nutrição, farmácia, meio ambiente, agricultura e infraestrutura, por exemplo. As inovações biotecnológicas geram impacto na melhoria da qualidade de vida e na saúde das pessoas.

Minas Gerais desponta no mercado nacional de Biotecnologia e Ciências da Vida, com alto potencial de crescimento. O estado pode ser considerado um importante polo de biotecnologia no Brasil, sendo que a maior concentração ocorre na Região Metropolitana de Belo Horizonte, com destaque para empresas de diagnóstico in vitro. Também se destacam empresas no Triângulo Mineiro que atuam na área de genética animal e empreendimentos na Zona da Mata voltados para o agronegócio.

Codemge e alta tecnologia

Desde 2015, o Governo do Estado e a Codemge têm se dedicado a estimular projetos e novas oportunidades no nicho de empresas de alta tecnologia e inovação no território mineiro, incluindo a biotecnologia. A Diretoria de Fomento à Alta Tecnologia da Companhia foi especialmente criada para estimular o importante eixo estratégico da alta tecnologia, segmento de mercado que cresce dia após dia.

Buscando dinamizar a economia mineira e elevar sua vantagem competitiva, a Codemge tem promovido investimentos diversificados, em novos modelos de negócio e segmentos estratégicos, como Biotecnologia, meio ambiente e outros: Eletroeletrônica, Semicondutores e Telecomunicações; Aeroespacial, automotivo, química, de defesa e segurança; Medicamentos e produtos do complexo da saúde; Novos materiais, tecnologia de informação, ciência e sistemas de computação e software.

A Empresa divide sua atuação no setor de alta tecnologia em três vias principais: investindo diretamente em empresas estratégicas, com aporte de capital (por meio da Codemig Participações S.A – Codepar, subsidiária integral da Codemge, buscando atrair, manter e incentivar empresas e projetos e expandindo a cadeia dos produtores de alta tecnologia em Minas Gerais); investindo diretamente por meio de fundos de investimento destinados ao fomento de regiões e áreas estratégicas para Minas Gerais (FIPs – Fundos de Investimento em Participações); e conduzindo projetos em parceria a outras diretorias da Codemge (como Voe Minas Gerais, projeto MG Grafeno e instalação do laboratório-fábrica de ligas e ímãs de terras raras em Minas Gerais). Outras informações: www.codemge.com.br.



Últimas