Parque Estadual da Serra do Brigadeiro recebe o Projeto “Vem Passarinhar”

A passarinhada, como é conhecida pelos observadores, inclui caminhadas pelas trilhas da unidade de conservação

  • ícone de compartilhamento

O Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, em Araponga, recebe no próximo domingo (9/12) mais uma edição do Projeto “Vem Passarinhar”. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-MG) em parceira com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a agência de turismo receptivo Destinos MG, o projeto tem como objetivo fomentar o turismo nos Parques Estaduais de Minas Gerais.

 A passarinhada, como é conhecida pelos observadores, inclui caminhadas pelas trilhas da unidade de conservação e também promove a observação e monitoramento de aves como iniciativa de conscientização e preservação das espécies e seus habitats.

Em 2018, o Projeto já contemplou o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, em Itacarambi; o Parque Estadual Serra do Intendente, em Conceição do Mato Dentro/MG; o Parque Estadual de Nova Baden, em Lambari/MG; o Parque Nacional do Caparaó, em Alto Caparaó e agora o Parque Estadual Serra do Brigadeiro, em Araponga.

Para a ação deste sábado (8/12), as inscrições já estão encerradas. 
 

Contato para outras informações: vempassarinharmg@gmail.com.

 

 Observação

 A observação de aves é uma atividade crescente no Brasil, a cada ano mais pessoas se encantam com o prazer de encontrar e identificar pássaros, seja no quintal de casa ou num parque natural. Praticada há várias décadas na Europa e Estados Unidos, a observação de pássaros envolve crianças e adultos, todos munidos de binóculos ou câmeras, em uma aventura em busca de novas espécies.

Com mais de 1.900 espécies, o Brasil é um dos principais destinos para observadores de aves do mundo todo e, claro, cada vez mais brasileiros se tornam praticantes. Em Minas Gerais não poderia ser diferente: o estado é rico em belezas naturais e cenários exuberantes, coberto por três biomas, Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga, abrigando mais de 40% das espécies de aves registradas no país.



Últimas