Parceria entre governo federal e Governo de Minas Gerais assegura água para cidades do Norte de Minas

Produtores rurais são beneficiados com um kit contendo dez barragens de captação de água de chuva, uma cisterna e um tanque para criação de peixes

  • ícone de compartilhamento

Parcerias entre o governo federal e o governo mineiro, por meio do Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Água – Água Para Todos, Alimentação Familiar, têm garantido o acesso à água para 24 municípios no Norte mineiro. No total, 1.736 famílias estão sendo beneficiadas.

Os produtores rurais das localidades escolhidas são beneficiados com um kit contendo dez barragens de captação de água de chuva, uma cisterna e um tanque para criação de peixes. Através da construção da barragem, o lençol freático é alimentado favorecendo o aparecimento de água na cisterna que será usada para encher o tanque de criação de peixes e para o uso pessoal das famílias.

As famílias beneficiadas pelo programa são indicadas pelos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) de cada município. De acordo com o técnico ambiental da Ruralminas, Frederico Borges, esse trabalho também contribui para a diminuição do êxodo rural.

“Essas ações valorizam solo para o plantio e incentivam a permanência das famílias no campo. O abastecimento também é uma conquista muito importante para as comunidades, já que o abastecimento era realizado através de caminhões pipa”, afirma.

Os produtores rurais que comemoram a implantação do programa Água Para Todos, que favorece a plantação de alimentos, gera água para consumo próprio e para criação de peixes.

Esse é o caso da senhora Lina Oliveira, moradora da comunidade de Pesqueiro, no município de Gameleira. Para ela as melhorias foram muito gratificantes. “Por aqui está todo mundo feliz. Melhorou demais. Nós sonhamos com isso e agora podemos ver com nossos olhos. Antes era muito sofrimento. Eu precisava andar mais de 300 metros para buscar água para beber. Lavava roupa na bacia. Hoje tenho água dentro de casa e um peixinho para fazer a hora que quiser”, narra.

Em Gameleira foram construídas 310 bacias de captação de água de chuva, 31 tanques para criação de peixes e 31 cisternas. Mais de 30 famílias foram beneficiadas. A previsão é que os trabalhos nos 24 municípios do Norte de Minas seja concluído em março de 2016.

Os 24 municípios beneficiados são: São João da Ponte, Patis, Lontra, Pedras de Maria da Cruz, Bonito de Minas, Januária, Cônego Marinho, Itacarambi, Miravânia, Jaíba, Verdelândia, Nova Porteirinha, Riacho dos Machados, Matias Cardoso, Juvenília, Montalvânia, São João das Missões, Espinosa, Mamonas, Mato Verde, Rio Pardo de Minas, Pai Pedro, Catuti e Gameleiras.



Últimas