Parceria entre Emater-MG, produtores rurais e prefeitura busca recuperar nascentes no Norte de Minas

O projeto “Produzindo água no semiárido” investe na construção de pequenas bacias de captação de água em Japonvar

Cabeceira do rio Mangair, no município de Japonvar, no Norte de Minas Gerais, onde já se iniciou o processo de revitalização

Um projeto desenvolvido em Japonvar, no Norte de Minas, busca aumentar a disponibilidade de água no município graças ao trabalho em conjunto. O projeto “Produzindo água no semiárido”, desenvolvido numa parceria entre produtores rurais, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e prefeitura municipal, busca preservar e recuperar as nascentes prejudicadas com a estiagem que atinge a região.

Nos últimos três anos os produtores rurais do município sofrem com a seca do reservatório do Rio Mangair. Os 20 mananciais que abastecem a região secaram e cerca de 80% das lavouras foram perdidas durante o período. Em um cenário adverso, foi preciso unir forças para superar os desafios.

“O projeto tenta reduzir os atuais impactos da seca e preparar as nascentes para possíveis problemas climáticos do futuro. Até o momento já foram construídas e restauradas 70 barraginhas, que são pequenas bacias usadas para captar a água da chuva e permitir a infiltração no solo. Objetivo inicial é alcançar 500 e estender a ação para outros municípios da região. O importante, também, é orientar a população sobre a importância da preservação”, explica o coordenador da Emater-MG, Carlos Alberto Xavier.

A parceria se estabeleceu em forma de lei municipal em Japonvar. A Prefeitura  disponibiliza máquinas e operadores. Os produtores participam com a mão de obra e os custos com óleo combustível das máquinas para construção das intervenções regenerativas, como a construção de barraginhas.

Já a Emater-MG lidera o processo atuando na mobilização e na organização de diversas reuniões nas comunidades para o envolvimento da população em torno do problema da seca na região. Também fornece assistência técnica adequada e acompanha as intervenções. A iniciativa é a longo prazo e também visa a conscientização e a necessidade de preservar as nascentes para garantir mais água no futuro.

Diálogo constante

De acordo com o coordenador da Emater-MG, todas ações são planejadas através de um consenso com os produtores rurais, prefeitura, Câmara de Vereadores e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável do município. “Existe um diálogo permanente para planejar as ações e execução do projeto, como por exemplo a escolha de uma sub-bacia para revitalização. O envolvimento de todos é muito importante para o sucesso do projeto”, destaca Xavier.