Parceria com o Reino Unido vai contemplar pesquisadores de Minas Gerais

Processo seletivo do edital considerou 317 propostas de todo o país. No Estado, os projetos recomendados para contratação vão contar com a contrapartida da Fapemig

Seis projetos mineiros estão entre os recomendados pra contratação na chamada pública do Fundo Newton RCUK-Confap para pesquisas em parceria. O resultado de julgamento das propostas aprovadas foi divulgado no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, em seção dedicada à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Ao todo, está previsto o investimento de mais de R$ 1,1 milhão nos seis projetos mineiros.

Três dos escolhidos foram originados da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG): “Entendendo os mecanismos divergentes de reparo e replicação do genoma em tripanosomatídeos”, “Validação do conceito tela para neutralizar toxinas Bothrops, mirando a coesão do tecido” e “Perito: desenvolver a abordagem ecossistêmica para obter transformações urbanas positivas no contexto de vulnerabilidades de interseção”.

Completam a lista: “Proteômica quantitativa aplicada à caracterização de novos antígenos para o emprego em modelos vacinais contra a esquistossomose, uma doença tropical negligenciada”, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); “Impacto e controle biológico de uma praga agrícola invasiva mundial no Brasil”, da Universidade Federal de Viçosa (UFV); e “Compreendendo mutações em tuberculose que conferem resistência antimicrobiana: rumo a um tratamento personalizado de combate à resistência a múltiplos fármacos”, do Centro de Pesquisas René Rachou, unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Minas Gerais.

Desafio

O professor e pesquisador William de Castro Borges, que responde pelo projeto aprovado da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), está na expectativa por uma intensa troca de experiência entre as instituições parceiras, nesta ação de cooperação internacional. "Especificamente, deseja-se ao final do projeto apontar novos candidatos vacinais para o combate à esquistossomose, uma doença negligenciada que atinge milhões de pessoas no Brasil e no mundo, considerada um sério problema de saúde pública", destaca.

De acordo com o pesquisador, o cronograma para desenvolver o projeto foi iniciado na primeira semana de janeiro e está com a conclusão prevista para dezembro. Neste momento, a Fapemig está providenciando a liberação dos recursos que vão contribuir para o início da fase experimental.

RCUK-Confap

Ao todo, 317 propostas de todo o país foram submetidas ao edital, com 117 classificados no enquadramento e seleção preliminar pelos financiadores. Na fase final, 71 projetos receberam recomendação para contrato, em Painel de Consultores Brasileiros e Britânicos, realizado em Florianópolis, no mês de dezembro, durante a reunião do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). O valor total do investimento nos 71 projetos é de aproximadamente R$ 24 milhões.

A chamada pública tem como proporcionar apoio, em curto prazo, para pesquisas em pequena escala e atividades em rede, como forma de estabelecer colaborações sustentáveis entre o Reino Unido e pesquisadores brasileiros. Uma oportunidade para melhorar os resultados de pesquisa e também as perspectivas de financiamento.

O edital foi aberto no segundo semestre de 2014, com atenção especial às seguintes áreas: saúde, transformações urbanas, alimento, energia, água e meio ambiente, resiliência da biodiversidade e dos ecossistemas desenvolvimento econômico e bem-estar social.