Palácio das Artes apresenta exposição com importantes referências das artes visuais do Brasil

A mostra "Acervo FC - Objetos", promovida pelo Estado por meio da Fundação Clóvis Salgado (FCS), ficará aberta à visitação até fevereiro de 2019

A Fundação Clóvis Salgado (FCS) inaugura, nesta quinta-feira (13/12), a exposição "Acervo FCS – Objetos". Pela primeira vez, serão expostas em conjunto as obras tridimensionais de diversos artistas, como Ângelo Marzano, Paulo Schimidt, Celeida Tostes, Toshiko Ishii, Marcone Moreira, entre outros. A abertura ao público ocorre a partir desta quinta-feira (14/12) e a visitação segue até o dia 3 de fevereiro.

Crédito: Paulo Lacerda/FCS

A exposição reúne obras em tamanhos variados, com diversos suportes e materiais, como o cerâmica, madeira e concreto. Trata-se de uma das raras oportunidades para o público conhecer e apreciar os diferentes momentos criativos de nomes importantes para as artes visuais do Brasil.

Com curadoria de André Murta, da gerência de Artes Visuais da FCS, a exposição ocupa o espaço Acervo FCS, ao lado do Café do Palácio, com entrada pelo Jardim do Parque Municipal. Esse espaço, que já recebeu três exposições de acervos neste ano – Acervo Desenhos, Acervo Gravuras e Acervo de Figurinos do Centro Técnico de Produção e Formação Raul Belém Machado (CTPF-RBM) –, confirma a versatilidade e a pluralidade do complexo cultural do Palácio das Artes.

“Foram abertas ao público do Palácio das Artes, nesse ano, exposições de linguagens específicas do seu acervo, com o intuito de mostrar a memória da instituição. Para a última mostra do Acervo FCS de 2018, optamos por uma exposição dos objetos que passaram a integrar o acervo da FCS nos últimos 40 anos”, destaca o curador, André Murta.

Entre as obras de maior destaque, está uma escultura do artista paulista Paulo Nenflidio, Totem 2, um autômato sonoro construído em madeira, circuitos eletrônicos, motores, amplificadores e sucata que atinge mais de 3 metros de altura. O mineiro Ângelo Marzano também compõe a exposição com sua escultura Levemente Excalibur, feita com madeira, pregos, pigmento e cera. Outra atração é a obra em cerâmica Útero, da escultora carioca Celeida Tostes.

Segundo o curador, proporcionar o acesso do público mineiro a essas obras, unidas em um só espaço, é uma forma de valorizar um acervo múltiplo que merece ser apreciado. “A seleção das obras destaca a pluralidade do Acervo FCS, convidando o público para constituir relações, estabelecer conexões e construir narrativas”, conclui Murta.

Serviço:

Exposição 'Acervo FCS - Objetos'
Cerimônia de abertura: 13 de dezembro de 2018 (quinta-feira)
Período expositivo ao público: 14 de dezembro de 2018 a 3 de fevereiro de 2019
Horário: de terça a sábado, das 9h30 às 21h; domingos, das 16h às 21h
Local: Ao lado do Café do Palácio – Entrada pelo Jardim do Parque Municipal (Endereço: Av. Afonso Pena, 1537 - Centro - Belo Horizonte/MG)
Informações para o público: (31) 3236-7400