Microrregionais dos Jogos Escolares chegam à última semana em mais dez municípios

Etapa será realizada entre 21 e 27 de maio. No total, Jemg reúne 35 mil alunos-atletas de 2 mil escolas e se reafirma como maior competição escolar do país

Será aberta, na próxima segunda-feira (21/5), a sexta e última semana de realização da fase microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais – Jemg 2018, realizados pela Secretaria de Estado de Esportes (Seesp) e Secretaria de Estado de Educação (SEE). Até o domingo (27/5), a competição acontece em nove sedes.

A etapa, iniciada no dia 16 de abril, passou por 50 cidades em suas seis semanas de realização. Nesta fase do Jemg os municípios são divididos de acordo com as Superintendências Regionais de Ensino da SEE.

Segundo o secretário de Estado de Esportes em exercício, Ricardo Sapi, as microrregionais do Jemg movimentam positivamente as cidades-sede. “Temos um crescimento nas atividades econômicas e turísticas durante a realização dos jogos, além de ser uma oportunidade para intercâmbio esportivo de profissionais e estudantes, em contato com representantes de cidades da região”, avalia.

Participam do Jogos Escolares alunos-atletas de escolas públicas e particulares de todo o estado. Nas disputas, eles são divididos de acordo com a idade – módulo I (12 a 14 anos) e módulo II (15 a 17 anos) –, e naipe – masculino e feminino.

Quinta semana

A última das seis semanas de execução da microrregional do Jemg acontece em dez municípios com disputas de basquete, futsal, handebol, vôlei e xadrez. Reunirá representantes de 169 cidades para 1.280 jogos programados no total.

Em Itajubá, a cerimônia de abertura da etapa acontece na segunda-feira (21/5), às 18h30, no Ginásio Poliesportivo Tigrão (Avenida Paulo Chiaradia s/nº, bairro São Vicente).

No mesmo dia, às 19h, a microrregional será aberta em Santa Maria do Suaçuí. A solenidade acontece no Parque de Exposições Francisco Lima Filho (Rua Uberaba s/nº, bairro Cambuca). Também às 19h será aberta a etapa em Barbacena, no Ginásio Poliesportivo Prof. Delmo Maria. (Rua Treze de Maio 317, bairro Centro).

Crédito: Tiago Ciccarini/Feemg

Já às 19h30 da segunda-feira, os jogos serão abertos em Pouso Alegre, no Ginásio da Praça de Esportes Prefeito Alvarim Vieira Rios – Rosão (Avenida Agripno Rios s/nº, bairro Jardim Olímpico) e, às 20h, na cidade de Governador Valadares, na Praça dos Pioneiros (Rua Marechal Floriano s/nº, bairro Centro).

Na terça-feira (22/5), às 18h30, em Jaíba, no Estádio José Otacílio Soares (Rua Amândio José de Carvalho s nº, bairro Centro Comunitário). Em Frutal, às 19h, no Ginásio Alvorada Praia Clube (Praça Frei Gabriel s/nº, bairro Centro) a etapa será oficialmente aberta.  No mesmo horário, a solenidade será realizada em Serra do Salitre, no Ginásio Honorato Ferreira da Silva (Rua Tulipa 1.235, bairro das Flores).

Na quarta-feira (23/5), Vespasiano abre a microrregional do Jemg às 19h, no Ginásio Poliesportivo Raimundo Cardoso da Fonseca (Rua Dr. Ary Teixeira da Costa 715, bairro Centro).

Não haverá cerimônia de abertura dos Jogos em Tombos, uma vez que a etapa microrregional acontece em três datas diferentes. De 21 a 25 de maio competem as equipes do de voleibol e basquete dos dois módulos e naipes.

As tabelas com programações e resultados dos Jogos podem ser consultadas no site do Jemg.

As equipes campeãs de cada uma das modalidades coletivas e os quatro melhores colocados nas competições de xadrez classificam-se para a disputa da próxima etapa, a Regional.

Em 2018, o Jemg deverá contar com a participação de 35 mil alunos-atletas de 12 a 17 anos de cerca de 2 mil escolas públicas e privadas de todo o estado. Os campeões disputarão as etapas nacionais: os Jogos Escolares da Juventude (JEJ) e as Paralimpíadas Escolares, que reúnem estudantes de todo o Brasil.

Recorde de inscritos

O Jemg 2018 estabeleceu o novo recorde de municípios inscritos: 835 cidades que se garantiram na competição. A marca ultrapassou o recorde anterior de 830 inscritos em 2017.

Abrangendo 98% dos municípios mineiros, o Jemg se reafirma como a maior competição escolar do país, o que é motivo de comemoração, segundo o secretário Ricardo Sapi. Para ele, a marca considerada é de 100% das cidades abrangidas pelos Jogos.

“Acredito que não exista, em nenhum estado do Brasil, uma ação com tanta capilaridade, com tanta adesão quanto o Jemg. Chegamos a 100% dos municípios mineiros porque aquelas que ficaram de fora não têm escolas ou nunca estiveram nos Jogos em edições anteriores”, comenta. “É muito bom saber que os jovens mineiros estão comprometidos com o esporte e com essa grande celebração que é o Jemg”, conclui o secretário.

Mais informações: www.jogosescolares.esportes.mg.gov.br.