Jogos dos Povos Indígenas de Minas Gerais iniciam sua quarta edição em Ladainha, no território Mucuri

Competição na reserva Maxacali Aldeia Verde vai até domingo (3/7). Jogos reúnem cerca de 600 representantes de 11 etnias

No primeiro dia dos Jogos dos Povos Indígenas, o público acompanhou, por exemplo, a disputa da modalidade "Derruba o Toco"

Foi aberta na manhã desta sexta-feira (1º), em Ladainha, no Vale do Mucuri, a 4ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas de Minas Gerais. Até o próximo domingo (3/7), a reserva Maxacali Aldeia Verde vai receber, ao todo, cerca de 600 indígenas de 11 etnias residentes em território mineiro. O evento, aberto ao público, é viabilizado por meio de parceria entre as secretarias de Estado de Esportes (Seesp), de Educação (SEE), de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) e de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac) com a Prefeitura de Ladainha.

Durante a cerimônia de abertura dos Jogos, que contou com a presença de autoridades do governo estadual, municipal e de lideranças das etnias participantes, os indígenas fizeram apresentações culturais de danças típicas e a Tribo Pataxó homenageou os anfitriões Maxacalis.

Segundo o secretário de Estado de Esportes, Carlos Henrique, a democratização da prática esportiva e a valorização da identidade cultural dos povos indígenas de Minas Gerais são os principais pontos a serem destacados na realização de um evento como os Jogos Indígenas. “Mais que a prática esportiva, os jogos marcam a celebração de culturas e a valorização dos povos indígenas. Logo, buscaremos contemplar, cada vez mais, o esporte e as modalidades peculiares de cada comunidade em nossas ações, para atender da melhor forma toda a população mineira, sem distinções”, afirmou o secretário.

Nesta edição, os participantes disputam em oito modalidades esportivas – derruba o toco, arco e flecha, cabo de guerra, zarabatana, corrida do maracá, bodok, arremesso de lança e futebol. Os três primeiros colocados em cada esporte recebem troféus tradicionais, produzidos pelos próprios indígenas. Além disso, ocorre também durante os jogos uma feira de artesanato indígena, exposição fotográfica e outras atividades culturais.

Capacitação para edital

A Secretaria de Estado de Cultura (SEC) promoverá, neste sábado (2/7), às 14h, uma capacitação para o edital de Premiação das Festas Tradicionais das Comunidades Indígenas ou Grupos Tribais, na Aldeia Verde, da comunidade Maxacali, grupo que foi premiado no edital do ano passado. A ação acontece na cidade de Ladainha, no território de desenvolvimento Mucuri, dentro da programação dos Jogos dos Povos Indígenas de Minas Gerais.

Pelo edital, serão distribuídos 13 prêmios, no valor de R$ 15 mil, totalizando R$ 195 mil, para iniciativas desenvolvidas no sentido de preservação das festas tradicionais das comunidades indígenas ou grupos tribais.

Serviço:

Programação dos IV Jogos dos Povos Indígenas de Minas Gerais

2/7- Jogos Indígenas
7h às 8h - Café da manhã
8h às 12h - Execução das modalidades esportivas
12h às 13h – Almoço
13h às 17h - Execução das modalidades esportivas
20h30 às 21h30 – Jantar

3/7 - Finalização das atividades
7h às 8h - Café da manhã
8h às 12h - Premiação e encerramento.
12h às 13h – Almoço
Saída das etnias da aldeia.