IMA inaugura coordenadoria regional em Poços de Caldas

Iniciativa descentraliza os serviços do Instituto e vai atender a cerca de 14 mil propriedades rurais

imagem de destaque
Da esq. para dir.: Thales Fernandes, Sérgio Azevedo, Cristina Fontes, Antônio Carlos de Moraes e Marcílio Magalhães
  • ícone de compartilhamento

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) inaugurou, nesta terça-feira (6/11), a Coordenadoria Regional do Instituto em Poços de Caldas, no Sul do estado. Criada em julho deste ano, a nova coordenadoria será instalada no prédio do DEER-MG, no bairro Santa Rosália.

Antiga reivindicação dos produtores rurais e demais agentes do agronegócio da região como forma de agilizar o acesso aos serviços do IMA, a nova coordenadoria tem seis escritórios seccionais que irão atender 32 municípios com cerca de 14 mil propriedades rurais e rebanho de cerca de 600 mil bovinos. Até então, os produtores rurais da região eram atendidos pelas coordenadorias de Pouso Alegre, Varginha e Oliveira.

A criação da nova coordenadoria, de acordo com a diretora-geral do IMA, Cristina Fontes, descentraliza a prestação de serviços do instituto na região, o que vai otimizar e agilizar o atendimento aos produtores rurais.

“É um presente trazer esta nova coordenadoria para Poços de Caldas no dia dos seus 146 anos de emancipação. O IMA fica muito satisfeito em contribuir para o desenvolvimento da região. É uma demanda antiga de todos os produtores rurais e empresários do ramo do agronegócio. Creio que contribuirá para o desenvolvimento e facilitará a vida de todos os produtores, empresários e a comunidade de modo geral”.

Cristina Fontes de Araujo Viana
Diretora-geral do IMA


O titular da nova coordenadoria em Poços de Caldas é Wladimir Fadini, engenheiro agrônomo, especialista em Gestão Ambiental. Fadini enfatiza que o produtor e os estabelecimentos do agronegócio terão na nova coordenadoria um importante ponto de apoio, que vai além dos serviços de fiscalização, com orientação e assessoria. Isto, segundo ele, certamente, contribuirá para o bom desempenho da atividade produtiva.

 

“A região de Poços de Caldas exerce forte influência na economia local e no setor do agronegócio, e dentro do agronegócio temos diversas atividades ligadas ao IMA. Então, agora teremos condição de estar mais próximos do setor agropecuário, fomentando o desenvolvimento. Temos uma gama de produtos que precisam de certificação, principalmente a cachaça, para atender ao mercado externo e interno. No setor de inspeção de produtos de origem animal já estamos iniciando os trabalhos com um frigorífico de grande porte que é inspecionado pelo IMA. Um frigorífico que exerce grande impacto na economia local, com mais de 160 funcionários. Isso para nós é muito importante. O trabalho que o IMA exerce no estado inteiro está mais próximo, mais eficiente e com mais agilidade para atender o setor agropecuário”.

Wladimir Ferreira Fadini
Coordenador da Regional Poços de Caldas


Representando o secretário da Seapa, Amarildo Kalil, o assessor Marcílio Magalhães ressaltou o atendimento à histórica reivindicação local. "Agora, aproximamos ainda mais a população rural, os produtores, agroindústrias e as próprias indústrias que trabalham com produtos de origem animal. Todos terão um atendimento mais rápido às suas demandas", afirma.

Por sua vez, o prefeito de Poços de Caldas, Sérgio Antônio de Azevedo, celebrou a inauguração como um grande presente no aniversário de 146 anos da cidade. “É de grande importância para o município e para a região que esses dois importantes órgãos ganhem uma sede definitiva e adequada, para que possam prestar cada vez mais o melhor serviço que, diga-se de passagem, é de excelência", pontua.

Durante o evento, também foi inaugurado o Núcleo de Apoio Regional do Instituto Estadual de Florestas (IEF). ​Também foram homenageadas, ainda, importantes personalidades para a consolidação da coordenadoria regional.

Participaram da solenidade autoridades e lideranças do agronegócio da região, servidores do IMA e do IEF. Além disso, o evento também contou com a apresentação dos músicos da 10ª região da Polícia Militar de Minas Gerais.

Polo econômico

A diretora-geral do IMA, Cristina Fontes, ressalta que Poços de Caldas e região constituem um importante polo econômico. Prova disso é que o instituto irá fiscalizar na área de inspeção dos produtos de origem animal um frigorífico de bovinos e suínos, quatro de aves, quatro indústrias de carnes e derivados, cinco fábricas de laticínios, dois entrepostos de ovos que estão em processo de registro e 10 agroindústrias de pescado.

Na área de defesa sanitária vegetal, o IMA irá fiscalizar 440 unidades de produção em 237 propriedades, com a certificação de frutos e mudas de banana, citros, uva, café, morango e minitubérculos de batata-semente.

“Além da fiscalização desses estabelecimentos, atividade que contribui para a oferta de alimentos seguros para o consumidor, o IMA continuará com as diversas ações de defesa sanitária animal e vegetal que garantem a saúde dos rebanhos e das lavouras, permitindo não só o abastecimento do mercado mineiro, mas contribuindo também para as exportações”, relata a diretora-geral do IMA.

Para o diretor técnico do IMA, Thales Fernandes, a inauguração da 21ª regional representa um importante momento para o IMA, com abertura do diálogo entre produtores rurais e empresários. 

"O papel do governo e dos servidores é facilitar a o desenvolvimento do setor produtivo que gera emprego e renda, fazendo o Brasil crescer. Temos que acompanhar esse processo em parceria. Esta região é altamente produtiva, pois abriga várias empresas. Nossos públicos são o produtor rural e o empresário. Sem eles, não há sentido a instituição existir", diz.

Coordenadoria Regional de Poços de Caldas

Escritório seccional Alfenas - atendimento aos produtores de Alfenas, Divisa Nova, Fama e Serrania;
Escritório seccional Alterosa - atendimento aos produtores de Alterosa, Areado, Conceição Aparecida e Monte Belo;
Escritório seccional Cabo Verde - atendimento aos produtores de Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Campestre e Muzambinho;
Escritório seccional Machado - atendimento aos produtores de Carvalhópolis, Machado Paraguaçu, Poço Fundo e São João da Mata;
Escritório seccional Ouro Fino - atendimento aos produtores de Albertina, Bueno Brandão, Inconfidentes, Jacutinga, Monte Sião, Munhoz, Toledo e Ouro Fino;
Escritório seccional Poços de Caldas - Andradas, Caldas, Ibitiura de Minas, Ipuiuna, Poços de Caldas e Santa Rita de Caldas.



Últimas