Governo investe R$ 40 milhões em projetos de inovação por meio da Cemig

Assinatura de convênio aconteceu durante Cemig Tech ‘innovation day’ e pode ajudar o setor elétrico a ser mais eficiente e oferecer um melhor serviço ao consumidor

imagem de destaque
Diretor de Relações Institucionais da Cemig, Thiago Camargo, e o presidente do Instituto Aquila, Rodrigo Godoy, durante evento em BH
  • ícone de compartilhamento

O Governo de Minas Gerais firmou, nesta quinta-feira (13/12), convênio para o desenvolvimento de projetos que podem ajudar o setor a ser mais eficiente, reduzir custos e oferecer um mlehor serviço ao cliente. Por meio da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), a assinatura foi realizada junto aos selecionados do Chamamento Público do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico Cemig - Aneel 2018 (Cemig 4.0). Esse edital, inédito na área de energia elétrica, terá investimento de R$ 40 milhões.

A parceria foi oficializada durante o Cemig Tech 'innovation day', um espaço para o diálogo sobre as principais tendências tecnológicas que afetarão o setor de energia nos próximos anos.

 "No mundo 4.0, no qual a transformação digital vem criando serviços e produtos completamente novos, o investimento em inovação torna-se uma condição de sobrevivência, com vistas a ganhar eficiência operacional, desenvolver novos mercados e melhorar a qualidade dos serviços para os clientes", afirma o diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Cemig.
 
As propostas selecionadas vão buscar, no período de até 24 meses, soluções para as seguintes demandas tecnológicas:

- Assistente Digital para Busca Inteligente de Informações; Gestão Inteligente da Cadeia de Fornecedores;
- Automação Inteligente do Centro Sistema de Operação da Distribuição – COD do Futuro;
- Desenvolvimento do Centro de Gestão de Ativos da Cemig Distribuição;
- Inteligência Artificial aplicada ao Relacionamento com Clientes;
- Sistema Inteligente Integrado para Gestão dos Ativos da Cemig Geração e Transmissão;
- Sistema para Gestão Inteligente de Recursos Energéticos Distribuídos.

Programação

O diretor, Thiago Camargo, também foi o primeiro palestrante do Cemig Tech ‘innovation day’, na manhã desta quinta-feira (13/12). Na oportunidade, ele abordou a importância da inovação.

“A inovação é essencial para qualquer empresa, em especial para o setor elétrico. A Cemig deve inovar para melhorar os indicadores de qualidade, sustentabilidade, garantindo alto retorno para clientes, acionistas e a sociedade mineira”.

Na sequência, o diretor-presidente do Instituto Aquila, Rodrigo Godoy, palestrou sobre a gestão do conhecimento e da inovação nas empresas.
 
O Cemig Tech 'innovation day' fecha a agenda tecnológica de 2018 da Cemig. A companhia marcou forte presença em termos de fomento ao desenvolvimento tecnológico, tendo realizado sete edições do Cemig Tech e reunido mais de 1.000 participantes engajados com inovação. 



Últimas