Governo entrega equipamentos para fortalecer agricultura familiar

Por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, cerca de 40 municípios foram beneficiados com kit feira, sala de café e caminhonetes

Entregas foram anunciadas, nesta sexta-feira (18/5), em ação na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda), realizou nesta sexta-feira (18/5), em Belo Horizonte, a entrega de equipamentos para o fortalecimento da agricultura familiar. Ao todo, 39 kits feira livre, duas salas de prova de café e quatro caminhonetes foram destinados a cerca de 40 municípios. O investimento de cerca de R$ 1 milhão é fruto de emendas parlamentares e de recursos do Tesouro.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário em exercício, Alexandre Chumbinho, afirmou que há um compromisso da atual gestão de atender a população que sempre ficou invisível do ponto de vista das políticas públicas. “A Seda tem essa função institucional de cuidar da agricultura familiar, dos assentados da reforma agrária e povos e comunidades tradicionais”, disse.

Kit feira livre

Foram destinados 39 kits feira livre para 32 municípios mineiros. Cada kit contém 10 barracas, 20 jalecos, 60 caixas plásticas e 2 balanças. O objetivo é o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, atuando diretamente na superação dos desafios para a produção de alimentos mais saudáveis, geração de renda, além de colaborador com a segurança alimentar e nutricional da população.

“É importante estruturar as feiras para ampliar o acesso da agricultura familiar nos mercados. Ela tem uma importância econômica, mas principalmente uma importância social, porque leva produtos diretamente do produtor para o consumidor”, afirmou Chumbinho.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário em exercício, Alexandre Chumbinho, reafirmou o compromisso da atual gestão no fortalecimento da agricultura familiar (Crédito: Omar Freire/Imprensa MG)

Municípios beneficiados: Almenara, Belo Oriente, Betim, Bocaiuva, Bom Jardim de Minas, Buenópolis, Camanducaia, Chácara, Claraval, Diamantina, Divino, Dom Viçoso, Eugenópolis, Felício dos Santos, Fortaleza de Minas, Itabira, Itacarambi, Itamarandiba, Itamogi, Itamonte, Januária, Leme do Prado, Maravilhas, Matias Cardoso, Mesquita, Nanuque, Papagaios, Pedras de Maria da Cruz, Presidente Kubichek, Santana do Deserto, São Sebastião do Maranhão, Três Pontas.

Ao representar a Assembleia Legislativa na solenidade, o deputado estadual Doutor Jean Freire, ressaltou a importância da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário. “De todas as políticas que esse governo tem desenvolvido, a Seda foi e é uma dessas grandes políticas. As políticas públicas da Seda têm emancipado a cada dia a agricultura familiar em um momento crucial”, afirmou.

Logística

Para melhorar a logística para o escoamento da produção, as prefeituras de Olhos D’água, Pedro Teixeira, São José do Alegre e Alfenas receberam caminhonete 4x2 para o transporte de produtos da agricultura familiar.

O subsecretário de Agricultura Familiar, Lázaro Reis, destacou que o papel da Seda é promover ações de apoio que vão desde a produção até o consumo dos alimentos. “Essa entrega é para empoderar o agricultor e agricultora familiar, para emancipa-lo por meio de equipamentos que possam dar condições de uma valorização e de uma classificação adequada do seu produto”, afirmou.

“O grande gargalo das associações, cooperativas e agricultores familiares é a logística. As camionetes auxiliam nesse escoamento da produção”, completou.

Salas de café

Houve, ainda, a entrega de salas de prova de café para as prefeituras de Nova Resende e Vieiras. O objetivo da doação desses equipamentos é de potencializar a produção e escoamento, em especial a agregação de valor dos produtores de café de Minas Gerais.

Cada sala é composto de bandeja para prova de café; banqueta giratória para mesa de prova de café; conjunto de Peneiras para grãos de café; cuspideira para prova/ degustação; descascador de café; mesa para classificação física de grãos (aço e pedra granito) e para classificação física de grãos (madeira), torrador de café com moinho, além de balança eletrônica; computador; impressora e medidor de umidade.