Governo do Estado lança primeira Virada Esportiva de Minas Gerais

Ação executada por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp) colocará em prática maior evento colaborativo do esporte no estado

Lançamento da iniciativa com bastante antecedência é uma estratégia para garantir que mais eventos possam ser transferidos para a programação

O Governo do Estado de Minas está mobilizando gestores municipais, promotores de eventos, instituições de educação, clubes, federações esportivas e outras entidades para participarem da Virada Esportiva, programada pela Secretaria de Estado de Esportes (Seesp) para a semana de 10 a 17 de novembro deste ano.

Segundo o secretário de Estado de Esportes em exercício, Ricardo Sapi, lançar a iniciativa com bastante antecedência é uma estratégia para garantir que mais eventos possam ser transferidos para a programação.

“Querer levar a nossa primeira Virada para todo o estado é um grande desafio, dada a extensão territorial de Minas, por isso, o planejamento é tão importante. Nossa meta é fomentar o maior evento colaborativo esportivo não somente do Estado, como do país”, comenta Sapi. Ele explica que, embora o conceito de virada não seja novo, a proposta é levar as atividades simultâneas em um número maior de cidades.

Cidades ativas

Segundo estudo da Organização das Nações Unidas (ONU), a cada dólar investido em esporte, um governo poderia economizar US$ 3,2 em gastos com saúde. O relatório mostra o papel do esporte de uma forma mais ampla para o desenvolvimento, a paz e a qualidade de vida. Essa é a proposta da Virada Esportiva, segundo o secretário: tornar a cidade mais ativa por meio do esporte.

“Queremos promover a interação da população com os espaços públicos, favorecer as relações sociais e mostrar que atividade física é sim uma grande agenda de lazer”, defende Sapi.

A Virada Esportiva de Minas Gerais é um movimento colaborativo porque programações promovidas por diferentes realizadores poderão aderir ao selo do evento. Além de competições e atividades recreativas, a Seesp tem a expectativa de também despertar a discussão sobre o papel do esporte entre acadêmicos e profissionais da área médica, por isso, também farão parte da Virada cursos, oficinas e seminários.

A plataforma para a divulgação da programação será o portal Observatório do Esporte, um canal de comunicação revitalizado pela secretaria em 2017, com a finalidade de promover o diálogo e as iniciativas entre agentes dos setores público, privado e sociedade civil para o fomento do esporte e da prática da atividade física.

Como participar

Os parceiros interessados em aderir à Virada Esportiva deverão preencher um cadastro de informações do evento na seção “programe-se” no site do Observatório do Esporte: observatoriodoesporte.mg.gov.br. As prefeituras que aderirem à ideia poderão reunir suas atividades esportivas e cadastrá-las também no sistema do ICMS Esportivo, aumentando sua pontuação para receber o benefício que consiste no repasse de 0,1% da cota parte do ICMS do Estado aos municípios.

As informações compartilhadas serão de inteira responsabilidade dos parceiros cadastrados e toda a população poderá acompanhar no Observatório do Esporte, de forma democrática, a programação do movimento.