Governo de Minas Gerais homenageia personalidades do Estado com a Medalha dos Gerais, em Matias Cardoso

O presidente do TJMG, Nelson Missias de Morais, foi o orador da cerimônia; o governador Fernando Pimentel foi representado pelo secretário de Educação em exercício, Wieland Silberschneider

O orador foi o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Nelson Missias de Morais

O Governo de Minas Gerais realizou neste sábado (8/12) a entrega da "Medalha dos Gerais - Maria da Cruz e Matias Cardoso", no município de Matias Cardoso, no Território Norte, que nesta data foi transformada em capital do Estado. Ao todo, foram agraciadas 20 personalidades que contribuíram para o desenvolvimento cultural e econômico no Norte mineiro. O governador Fernando Pimentel foi representado pelo secretário de Educação em exercício, Wieland Silberschneider.

O orador foi o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Nelson Missias de Morais. Em seu discurso, ele lembrou a importância dos mineiros que dão nome à medalha: Maria da Cruz e Matias Cardoso. “Sabemos que o Estado já tinha o Dia de Minas, em Mariana, mas criar o dia de hoje é jogar luz a episódios pouco conhecidos da história. Momentos como esse são essenciais para buscarmos nossos antepassados, revermos posições e não repetir erros históricos”, afirmou.

Segundo o presidente do TJMG, figuras históricas mostram que os mineiros não se submetem “pacificamente a decisões autoritárias e contrárias aos interesses da sociedade”, como, segundo ele, fez Maria da Cruz ao se rebelar contra a cobrança de impostos pelo governo da época.

Representando a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o deputado estadual Paulo Guedes ressaltou a importância da medalha para reviver a “história tão bonita do Norte de Minas”. “Desde 2011 comemoramos Matias Cardoso como a primeira cidade de Minas Gerais. Uma região tão esquecida por tantos governos, mas de um povo aguerrido e que sobrevive em meio às dificuldades. Estamos tendo oportunidade de ver o governo do Estado transferido para cá. Queremos que essa data continue prestigiada nos próximos governos, com anúncio de obras importantes e sonhadas para a região”, disse.

O prefeito de Matias Cardoso, Edmárcio Leal, agradeceu a presença dos morados e autoridades. “Meu coração está alegre em receber pessoas tão importantes. Apesar da crise ainda se honra Matias Cardoso com essa medalha. Somos pessoas lutadoras e que querem o melhor para a região. Hoje é uma honra ver pessoas da nossa educação sendo homenageadas e reconhecidas aqui”, pontuou.

Medalha

O secretário de Educação em exercício, Wieland Silberschneider, entregou as medalhas - Crédito: Carlos Alberto/Imprensa MG

A comenda foi criada pelo Decreto nº 45.649, de 18 de julho de 2011 com objetivo de resgatar história e tradições culturais que ajudaram na integração territorial do Estado. A Medalha Maria da Cruz é entregue a personalidades femininas e a Medalha Matias Cardoso a personalidades masculinas.

Em 1673, o capitão e mestre de campo Matias Cardoso de Almeida partiu de São Paulo com 125 homens e, em sua expedição, fundou as comunidades de Morrinhos, Amparo, São Romão e Porto de Salgados – hoje, cidade de Januária.

Já Maria da Cruz era casada com Salvador Cardoso de Oliveira, sobrinho de Matias Cardoso de Almeida. Ela administrava a fazenda Pedras de Baixo, cuja casa grande era um orfanato. Ela e o filho, Pedro Cardoso de Oliveira, foram considerados os líderes da revolta contra a cobrança dos quintos atrasados feita pelo governador Martinho Mendonça.

Também participaram da cerimônia o Secretário de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas, César Lopes Oliveira, o deputado estadual Tadeu Leite, além de prefeitos, vereadores e lideranças da região.

Agraciados

Matias Cardoso

Desembargador Nelson Missias de Morais, Presidente do TJMG

César Lopes Oliveira, Secretário de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de MG