Governo de Minas Gerais amplia serviço de informação sobre medicamentos do SUS no aplicativo MG App

Ferramenta informa status das solicitações de medicamentos feitas pelos usuários e, em caso de deferimento, a disponibilidade em estoque na farmácia da sua Regional de Saúde

A Secretaria de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), ampliou o serviço de acesso à informação dos medicamentos ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do aplicativo MG App.

O projeto surgiu a partir da identificação das principais demandas feitas pelos usuários pelo serviço telefônico 155 Lig Minas Farmácia de Todos, de janeiro a abril de 2018.

Uma das demandas mais recorrentes era em relação à situação dos processos administrativos, no que compete ao Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, bem como a disponibilidade dos seus respectivos medicamentos nas farmácias regionais.

Segundo a superintendente de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado de Saúde, Daniela Aguiar Alberto, o volume de ligações recebidas pelo 155 é muito alto. “Isto pode acarretar em um tempo médio de espera aumentado em várias ocasiões e a nova ferramenta no aplicativo é uma alternativa para os cidadãos com mais comodidade e celeridade”, explica.

Para ter acesso ao serviço, o cidadão deve fazer o download do aplicativo MG App em seu smartphone e informar o número do seu CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS), e sua data de nascimento.

Após o aplicativo confirmar a veracidade das informações inseridas, o usuário terá acesso a todos os processos de abertura de solicitação já realizados por ele. O usuário deverá, então, selecionar o processo desejado e o aplicativo irá informar o “status”, ou seja, em qual etapa se encontra, se já foi analisado ou não.

Caso o processo já tenha um parecer, o cidadão poderá consultar o resultado da análise para cada medicamento solicitado. Em caso de deferimento, ele poderá consultar a disponibilidade do seu medicamento no estoque da farmácia de sua Regional de Saúde, onde o processo foi aberto.

Desde abril deste ano é possível consultar informações sobre os medicamentos ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) através do MG App. Por meio do aplicativo desenvolvido pelo Governo de Minas Gerais, o cidadão pode buscar pelo nome do medicamento ou insumo e saber se é disponibilizado pela Assistência Farmacêutica do Estado de Minas Gerais.

Além disso, também é possível verificar a localização da farmácia regional mais próxima para retirada de medicamentos do componente especializado. A nova ferramenta do MG App está disponível para celulares Android Android e, na próxima semana, também será possível consultar informações sobre medicamentos em iOS.

Serviços

O aplicativo já disponibiliza serviços online da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran), além de permitir o acesso a endereços, telefones e horário de atendimento das principais unidades de prestação de serviços, como delegacias e escolas.

O MG App é um aplicativo inédito e gratuito, lançado pelo Governo de Minas Gerais, com o objetivo de facilitar o acesso a informações e serviços estaduais e facilitar a resolução de problemas e a busca por informações, de forma simples, rápida e moderna em celulares e outros dispositivos móveis.