Governador recebe comitiva de Yamanashi para mostrar trabalho de Minas Gerais para as Olimpíadas 2016

A atuação do Estado durante o evento esportivo servirá de exemplo para a província que deseja receber partidas de futebol e delegações durante os Jogos de Tóquio, em 2020

imagem de destaque
Essa é a segunda visita de uma comitiva de Yamanashi ao Estado
  • ícone de compartilhamento

Para conhecer a estrutura e o papel de Minas Gerais nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, que ocorrem até 21 de agosto, o governador Fernando Pimentel recebeu, nesta quarta-feira (10/8), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, a vice-governadora da província de Yamanashi, Yutaka Arai. A experiência e atuação do Estado durante os Jogos Olímpicos vão auxiliar a província que também deseja receber partidas de futebol e delegações estrangeiras nos jogos de 2020, que que serão realizados em Tóquio.

Essa é a segunda visita de uma comitiva de Yamanashi ao Estado. Em agosto do ano passado, uma delegação esteve em Belo Horizonte para assinar protocolo de cooperação mútua entre Minas Gerais e a província com o objetivo de trocar experiências sobre os Jogos Olímpicos.

Segundo o chefe da Assessoria Internacional do Governo de Minas Gerais, Rodrigo Perpétuo, a comitiva é formada por representantes das áreas de turismo, cultura e relações internacionais de Yamanashi, que vieram acompanhar a realização das Olimpíadas no Estado.

“É um prosseguimento ao acordo que assinamos, no ano passado, com Yamanashi, a província irmã mais antiga de Minas Gerais. Como as próximas Olimpíadas serão em Tóquio, Yamanashi quer ter um papel muito semelhante ao que Minas está desempenhando para as Olimpíadas do Rio. Por exemplo, eles vão se esforçar para receber delegações. Nós temos 18 no nosso Estado. E também querem receber jogos dos torneios de futebol”, explicou lembrando que estão sendo realizadas em Belo Horizonte dez partidas.

Além do encontro com o governador, a agenda da comitiva inclui visita ao Minas Tênis Clube, onde estão os britânicos estão em treinamento, e ao Centro de Treinamento da Universidade Federal de Minas Gerais, além de acompanhar as partidas de futebol no Mineirão, nesta quarta-feira, para conhecer a operação dos jogos. Parte da delegação também vai a Uberlândia, no Triângulo Norte, cidade que também recebeu de delegações para a preparação final visando às competições dos Jogos Rio 2016.

Acompanharam a visita o diretor adjunto do Departamento de Turismo de Yamanashi, Nobory Hikawa, o chefe do Escritório de Políticas Estratégicas Internacionais, Departamento de Planejamento de Políticas Estratégicas, (responsável pelas Olimpíadas), Naoki Ochiai, o senior staff da Divisão de Relações Internacionais, Yusaku Nakajima, e a coordenadora de Relações Internacionais da Divisão de Relações Internacionais, Daniela Miwa Amemiya.



Últimas