Governador Fernando Pimentel participa de formatura de novos tenentes da Polícia Militar

Ao todo 106 novos oficiais se formam e passam a atuar na capital e demais regiões do interior do Estado

imagem de destaque
Pimentel participou da formatura de 106 alunos do Curso de Habilitação de Oficiais
  • ícone de compartilhamento

O governador Fernando Pimentel participou, na noite dessa sexta-feira (14/7), na Academia de Polícia Militar (APM), em Belo Horizonte, da formatura de 106 alunos do Curso de Habilitação de Oficiais (CHO) e renovou o compromisso do governo com a segurança pública mineira. Pimentel ressaltou os investimentos realizados na área, que já permitiram a queda dos índices de criminalidade no Estado.

“Celebramos o nosso sempre renovado compromisso com a segurança pública dos mineiros e das mineiras. O esforço que o governo tem feito, não de prestigiar apenas com palavras a Polícia Militar, mas reforça-la com equipamentos, com a renovação da frota, com a inclusão de mais 2.700 soldados que fizemos ao longo dessa gestão e com o atendimento aquilo que é mais precioso para a Polícia Militar, que são condições operacionais de atuação. Também quero agradecer a cada um dos policiais militares do nosso Estado pelo papel que tem cumprido. Por isso, Minas pode hoje se orgulhar de ter índices de criminalidade mais baixos do que tinha no passado e muito melhores do que a maioria dos estados do Brasil. Porque temos uma polícia presente, atuante, comprometida e agora mais ainda reforçada com os novos tenentes que chegam no quadro de oficiais da PM”, afirmou o governador.

Durante o seu discurso, Pimentel ainda aproveitou para homenagear o cabo Marcos Marques da Silva, assassinado nesta semana em Santa Margarida, na Zona da Mata, durante um assalto à banco. Também foi realizado um minuto de silêncio durante a cerimônia em sua homenagem.

“Estamos, por último, celebrando aqui a memória de um herói, o cabo Marques que foi vítima de um assassinato covarde no interior do Estado nessa semana e será, agora no domingo, agraciado postumamente com a Medalha de Minas, que será entregue nesse próximo domingo na cidade de Mariana. A medalha coroa aquele exemplo de um profissional da Polícia Militar que deu a sua vida cumprindo a sua missão, e nós devemos todos honrar o exemplo do cabo Marques. Por isso, essa noite é a celebração da memória desse nosso herói”, disse o governador.

Atuação

 Os novos tenentes vão atuar em diversas regiões do Estado, sendo que cerca de 30% irão permanecer trabalhando na capital mineira e os demais 70% irão exercer as atividades no interior. Paraninfo da cerimônia, o secretário de Administração Prisional, Francisco Kupidlowski, destacou o compromisso dos militares com a sua missão. “O juramento retrata o compromisso dos mesmos de exercer o oficialato ora galgado em prol da segurança pública da sociedade com ações delineadas pela ética, pela cidadania, pela justiça e pelo bom senso. A sociedade, seus comandantes e seus comandados confiam e esperam de vocês a garantia de um exercício integral impecável em prol da segurança pública, que jamais poderá ser tratada em um segundo plano, ainda atingida pelas crises”, ressaltou.

O Curso de Habilitação de Oficiais (CHO), que teve duração de um ano, equivale ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Segurança Pública (CSTGSP). Essa formação representa o ápice da educação profissional de nível técnico. A preparação dos oficiais representa um importante avanço na área de segurança pública, uma vez que os novos tenentes retornam às Unidades Operacionais e Administrativas bem treinados para desenvolver o trabalho de gerenciamento, planejamento, coordenação e controle das atividades policiais militares.

Atualmente, a Polícia Militar conta com efetivo aproximado de 43 mil integrantes e uma frota de dez mil viaturas, além de onze aeronaves. A instituição é o único órgão do Estado mineiro presente em todos os 853 municípios.

Também participaram da cerimônia o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Helbert Figueiró de Lourdes, o chefe do Gabinete Militar do Governador e Coordenador Estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Antônio Arante, o comandante da APM, coronel Robson José de Queiroz, e o comandante do CHO, tenente coronel Anderson de Oliveira, além dos secretários de Estado de Segurança Pública, Sérgio Menezes; de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães; de Casa Civil e Relações Institucionais, Marco Antônio Teixeira; e de Transportes e Obras Públicas, Murilo Valadares.



Últimas