Funed mantém pelo terceiro ano consecutivo o certificado ISO 9001:2008

A ISO 9001 é reconhecida internacionalmente e seu objetivo é estabelecer requisitos para sistemas de gestão da qualidade

  • ícone de compartilhamento

A Fundação Ezequiel Dias (Funed), órgão de saúde do Governo de Minas, mantém pelo terceiro ano consecutivo o certificado na norma ISO 9001:2008. O certificado, documento que comprova a adequação do Sistema de Gestão da Qualidade da Funed aos padrões da norma, foi recebido pela Fundação pela primeira vez em 2011 e sua manutenção confirmada na última semana de dezembro pela empresa DNV – responsável pela auditoria.

Durante a auditoria de renovação do certificado, realizada no ano passado, cinco não conformidades foram evidenciadas e a Funed teve o prazo de 15 dias para elaborar um plano de ação para adequações e 90 dias para apresentar as ações corretivas implementadas.

A equipe da Unidade de Gestão da Qualidade da Funed acompanhou a elaboração e enviou os planos de ação que foram aprovados pela equipe avaliadora da DNV. “Considero que as ações, assim que efetivamente implementadas, tenderão a mitigar/minimizar os riscos de recorrência. No entanto, as evidências da eficácia destas implementações serão avaliadas na próxima avaliação pela equipe avaliadora. Portanto, o certificado ISO 9001:2008 da Funed será mantido”, afirmou a auditora Lívia Vasconcellos.

“O nosso plano de ação foi aceito e as evidências de tratamento das não-conformidades evidenciadas serão verificadas na 2ª auditoria de manutenção em 2015. Parabéns a todas as equipes pelo comprometimento e desempenho”, disse Helen Aquino, responsável pelo Sistema de Gestão da Qualidade da Funed.

Dentre os pontos positivos destacados pelos auditores da DNV durante a auditoria estão a qualidade na execução técnica e na rastreabilidade dos registros. “As formas de controle dos processos, de avaliação de resultados, a rastreabilidade de maneira consistente realizada pelas áreas técnicas é de encantar. Também notamos evolução no tratamento de anomalias e percebemos também um movimento para evolução no processo de suprimentos”, disse a auditora líder, Lívia Vasconcelos.

Por se tratar de uma auditoria de manutenção do certificado, apenas parte do escopo de certificação (Pesquisa, Desenvolvimento e Produção de Medicamentos e Análises Laboratoriais), foi auditada. A Diretoria Industrial, assim como demais áreas das outras Diretorias não contempladas no plano de 2014 serão auditadas no próximo ciclo, neste ano.

ISO

A ISO 9001 é reconhecida internacionalmente e seu objetivo é estabelecer requisitos internacionais para sistemas de gestão da qualidade. A norma é aplicável aos processos de uma organização que tem impacto na qualidade. Ela enfatiza a melhoria contínua e a satisfação do cliente. A Funed obteve certificação da norma ISO 9001 em 2010.



Últimas