Fundação Ezequiel Dias recebe visita de comitiva do Governo de Honduras

País da América Central pretende fazer uma parceria com a instituição mineira para a troca de informações e intercâmbio de profissionais

Comitiva de Honduras durante visita à Funed

Após uma reunião e visita às instalações da Fundação Ezequiel Dias (Funed) nesta sexta-feira (16), membros do Ministério da Saúde e do Governo de Honduras disseram que farão os encaminhamentos para que seja assinado, em breve, um convênio de cooperação técnico-científico entre as duas instituições para intercâmbio de profissionais e atendimento de demandas na área da saúde.

Os diretores da Funed apresentaram um pouco sobre a história da fundação, seus principais produtos e serviços e levaram os visitantes para percorrer algumas das instalações como o Serviço de Doenças Bacterianas e Fúngicas, o Serviço de Animais Peçonhentos e a Unidade III de Produção. “Foi muito interessante para nós e agradecemos pela acolhida”, disse o Embaixador de Honduras no Brasil, Jaime Güell Borgran.

Durante a visita, a equipe de Honduras demonstrou muito interesse em saber como é feito o trabalho de vigilância em saúde, as pesquisas relacionadas ao mosquito Aedes Aegypti e também sobre as parcerias para desenvolvimento de produtos farmacêuticos. De acordo com o Ministro Conselheiro da Embaixada de Honduras, Raul Graugmard, seria muito importante que a Funed pudesse apoiar o país na produção de medicamentos antirretrovirais e trocar experiências também nas questões relativas à Farmacovigilância.

A chefe da Assessoria de Relações Internacionais do Governo de Minas, Chyara Sales Pereira, agradeceu à Funed pelo pronto atendimento, e disse à equipe de Honduras que está à disposição para dar andamento na formalização da parceria. “Temos prática e procedimentos estabelecidos para este tipo de parceria. Tenho a certeza de que Minas e Honduras manterão muitos diálogos pela frente e com bons frutos”, disse.

Participaram da visita o embaixador Jaime Güell Borgran; o Ministro Conselheiro da Embaixada de Honduras, Raul Graugmard; o Cônsul Hector Pineda; o vice-ministro de saúde de Honduras, Francis Rivera; o diretor de rede de serviços de saúde, Billy Rolando Coello; o diretor geral de unidade de logística de Honduras, José Maria Bonilla; além dos representantes da Secretaria-geral da Governadoria do Governo de Minas, Chyara Sales Pereira e Gabriel Londe Medeiros.