Fopemimpe apresenta resultados e ações em último encontro do ano

Projeto descentralizou as ações e permitiu maior participação dos micros e pequenos empresários do interior

XIX Assembleia Geral do Fopemimpe

O Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Fopemimpe) realizou a sua XIX Assembleia Geral com a participação de dezenas de entidades. Presente na Secretaria de Estado Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif), o Fopemimpe apresentou as ações e resultados do Fórum nos últimos quatro anos durante o encontro na Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg).

O secretário-geral do Fórum, Fernando Passalio, comentou sobre os avanços no último período, com a descentralização das ações, o que permitiu maior participação dos micros e pequenos empresários do interior de Minas Gerais.

O Fopemimpe foi ampliado de 30 para 310 membros, teve participação de mais de 300 entidades em suas reuniões, além de visitas em 35 cidades e unidades do Fórum em 15 dos 17 Territórios de Desenvolvimento.

“É com grande alegria que fechamos essa legislatura com ótimos resultados, graças ao trabalho e participação de todos os parceiros. Levar o Fórum da capital para o interior foi um sonho antigo que fortaleceu muito a ferramenta”, afirma Passalio.

Apenas com o Circuito Mineiro de Compras Sociais (CMCS), o Governo de Minas Gerais capacitou mais de 700 pessoas em “Técnicas de Venda e Negociação com Varejo”. Além de atender mais de 390 empreendimentos e 60 cooperativas e associações, o que estreitou laços com cerca de 20 redes supermercadistas.

“O CMCS encurta a distância entre os pequenos empresários e varejistas. Mais de 65% dos participantes fecharam negócios e atualmente têm os seus produtos vendidos em supermercados”, conclui Passalio.

Além da consolidação e regionalização do Fopemimpe e do sucesso do CMCS, o Fórum teve destaque também, nos últimos quatro anos com apoio a mais de 25 feiras e eventos empresariais em 13 cidades de diferentes Territórios de Desenvolvimento de Minas Gerais; a coordenação do programa “Pequenos Negócios em Pauta”, que exibiu mais de 150 programas na Rádio Inconfidência; e o projeto Consumo Legal, em parceria com CDL/BH e PROCON-BH.