Fernando Pimentel participa de inauguração da Capitania Fluvial de Minas Gerais

CFMG irá realizar atividades voltadas à segurança do tráfico aquaviário e à prevenção da poluição hídrica, entre outras funções

imagem de destaque
Cerimônia de ativação da Capitania Fluvial de Minas Gerais
  • ícone de compartilhamento

O governador Fernando Pimentel participou nesta quarta-feira (5/12), em Belo Horizonte, da cerimônia de ativação da Capitania Fluvial de Minas Gerais (CFMG). Segundo a Marinha do Brasil, a capitania irá realizar atividades voltadas à segurança do tráfego aquaviário, ao desenvolvimento do ensino profissional marítimo e à prevenção da poluição hídrica. Durante o evento, o Capitão de Mar e Guerra Nicácio Satiro de Araújo foi investido no cargo de Capitão dos Portos da Capitania Fluvial de Minas Gerais.

Fernando Pimentel destacou a importância da presença da capitania no Estado. “É uma realização muito importante para Mina Gerais. Nós já tínhamos uma capitania na região do São Francisco, em Pirapora, mas esta é uma capitania que vai abranger o Estado inteiro. E Minas tem uma atividade fluvial, de navegação muito grande, não só de pesca, mas também de lazer.

Então é muito importante que a gente tenha uma presença mais ativa como estamos tendo agora da Marinha brasileira, além da admiração histórica e tradicional pela Marinha. Então estamos muito felizes, muito gratos à Marinha brasileira por essa iniciativa, acho que nós vamos ter ao longo do tempo uma convivência muito produtiva e proveitosa entre os órgãos estaduais e a Marinha do Brasil”, afirmou o governador.

A CFMG terá autonomia administrativa e ficará subordinada ao Comando do 1º Distrito Naval, no Rio de Janeiro. Com a ativação da capitania, a Marinha busca aumentar a eficiência dos serviços prestados às comunidades náuticas do Estado que, atualmente, precisam viajar até estados vizinhos para regularização de documentos necessários para navegar em rios e lagos localizados em território mineiro.

O comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, também participou da cerimônia, além de secretários de Estado, comandantes das Forças de Segurança de Minas Gerais, chefes de Companhias do Estado, autoridades políticas e militares.



Últimas