Fernando Pimentel participa das comemorações do aniversário da Polícia Militar

A corporação, que completa 242 anos, é a instituição policial mais antiga do país e conta com efetivo de 42 mil integrantes

Evento ocorreu na Academia de Polícia Militar, no bairro Prado, em Belo Horizonte

O governador Fernando Pimentel participou nesta sexta-feira (9/6) da solenidade de comemoração do aniversário de 242 anos da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). Durante o evento, na Academia de Polícia Militar, no bairro Prado, em Belo Horizonte, foi entregue a Medalha Alferes Tiradentes a 116 personalidades e entidades que prestam ou prestaram serviços relevantes à corporação. Em unidades da PM no interior do estado, outras 74 personalidades foram homenageadas, totalizando 190 agraciados.

Em discurso, o governador agradeceu a todos os integrantes da corporação, a qual classificou de melhor Polícia Militar do país e “orgulho para todos os mineiros e mineiras”. Pimentel disse que o momento é de renovação do compromisso de sua gestão com a segurança pública em todo o estado.

“Temos nos empenhado, apesar das enormes dificuldades financeiras que todos conhecem, desde o primeiro dia da nossa gestão, para assegurar à nossa Polícia Militar os meios para que ela possa cumprir com eficiência a missão que lhe foi atribuída pela Constituição e pelo povo do nosso Estado. E temos tido sucesso. Não é por outro motivo que os índices de criminalidade têm caído”, ressaltou Pimentel.

O governador destacou, ainda, os investimentos feitos pelo Governo do Estado nos últimos dois anos, como a incorporação de mais de 2,7 mil homens e mulheres ao efetivo da instituição, por meio dos cursos de formação de soldados e oficiais. Além disto, desde 2015 o Governo do Estado entregou 1.475 viaturas para a Polícia Militar em todo o estado, por meio do Projeto de Locação de Viaturas. Desse total, 850 veículos foram destinados para os municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte e 625 para o interior.

“Esse é o compromisso que queremos renovar aqui, dia de festa para a nossa corporação e para o nosso estado. A Polícia Militar terá, sempre, a seu lado, dia a dia, os integrantes do nosso governo para que ela possa cumprir a sua missão”, afirmou.

O comandante-geral da PM, coronel Helbert Figueiró de Lourdes, comemorou a marca de 242 anos de história da Polícia Militar ao elogiar o atual momento pela qual passa a corporação. “Para nós, esse é um momento de grande satisfação, porque temos motivo para comemorar. Estamos vivendo um dos melhores momentos da história da Polícia Militar, em termos de estrutura, logística, vencimentos. E esse testemunho é de um policial militar com 29 anos e quatro meses de serviço, que pode atestar que vivemos hoje o nosso melhor momento”, destacou.

História

A Polícia Militar de Minas Gerais é a instituição policial mais antiga do Brasil. Teve sua origem em 9 de junho de 1775, no Regimento Regular de Cavalaria de Minas, em Ouro Preto, então capital da Capitania de Minas Gerais. A corporação conta com efetivo aproximado de 42 mil integrantes e uma frota que compreende cerca de 11 mil viaturas, sete helicópteros e dois aviões. É o único órgão do governo estadual presente em todos os 853 municípios, ou seja, em mais de mil e duzentas localidades, considerando-se distritos e outros aglomerados urbanos.

A PMMG está organizada em 19 regiões, um comando de policiamento especializado e 67 batalhões operacionais que executam o policiamento ostensivo geral, além de contar com diversas unidades especializadas, responsáveis pela repressão qualificada. Essas atividades demandam treinamento específico nas áreas de operações especiais, radiopatrulhamento aéreo, meio ambiente, trânsito urbano e rodoviário, entre outras.

Bases comunitárias

A atuação setorizada da Polícia Militar de Minas Gerais é a mais nova estratégia da instituição para combater e reduzir ainda mais os índices de criminalidade no Estado. O projeto, chamado Segurança Comunitária, será iniciado em Belo Horizonte e prevê uma maior aproximação do trabalho da PM junto ao cidadão e a comunidade, aumentando a sensação de segurança e o trabalho de patrulhamento da cidade.

Serão 86 bases comunitárias equipadas com uma van munida de câmeras de videomonitoramento, rádios digitais e equipamentos de segurança, além de duas motocicletas, em cada um dos 86 setores de policiamento da capital mineira. O programa, em fase de implementação, prevê uma maior aproximação do trabalho da PM junto ao cidadão e à comunidade, aumentando a sensação de segurança e o trabalho de patrulhamento da cidade. O investimento previsto é de R$ 17 milhões.

Também compareceram ao evento o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Adalclever Lopes, o procurador-geral de Justiça, Antônio Sérgio Tonet, o comandante da 4ª Região Militar do Exército Brasileiro, general de divisão Henrique Martins Nolasco Sobrinho, o comandante do Centro de Corpo de Alunos do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), coronel aviador Alessandro de Oliveira Araújo, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, o presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Henrique Braga, o superintendente regional da Polícia Federal, Robinson Fuchs Brasilino, e a presidente do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), Carolina Pimentel.

Participaram ainda os secretários de Estado: Marco Antônio Rezende (Casa Civil e Relações Institucionais), Francisco Kupidlowski (Administração Prisional), Pedro Leitão (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Ricardo Faria (Turismo), o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Claudio Roberto de Souza, o diretor presidente da Prodemge, Paulo Moura, os deputados federais Ademir Camilo, Diego Andrade, George Hilton, Renzo Braz, Subtenente Gonzaga e os deputados estaduais André Quintão, Bosco, Cabo Júlio, Douglas Mello, Fábio Avelar, Geisa Teixeira e Leonídio Bouças.