Fernando Pimentel participa da inauguração da primeira fábrica da divisão de nutrição infantil da Danone no Brasil

No evento, realizado em Poços de Caldas, foi entregue a segunda fase das obras do Distrito Industrial da cidade; governador também assinou despacho para revitalização asfáltica na cidade

No evento, o governador destacou a importância de mais uma unidade da empresa para Poços de Caldas, Minas Gerais e para o Brasil

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, participou nesta quarta-feira (8/6), em Poços de Caldas, no Território Sul, da inauguração da primeira fábrica da divisão de nutrição infantil do Grupo Danone no Brasil, a Danone Early Life Nutrition. Durante o evento, também foi entregue a segunda fase das obras do Distrito Industrial Deputado José Maria de Mendonça Chaves e assinado despacho governamental autorizando a liberação de R$ 7,5 milhões para obras de revitalização asfáltica do município.

O governador destacou a importância para Poços de Caldas, Minas Gerais e para o Brasil de mais uma unidade da Danone. “É uma conquista para o Brasil, estamos aqui substituindo um volume muito grande de importação de produtos pela produção nacional, que já começou e que vai se intensificar. E junto com isso virão mais linhas de produção para cá. A Danone já está estudando uma expansão, mostrando que nós estamos no caminho correto”, afirmou.

“Os trabalhos do atual prefeito Eloísio do Carmo e dos prefeitos anteriores contribuíram para que a gente pudesse dar esse salto, para estarmos aqui juntos celebrando uma vitória que não é só de Poços, nem só da Danone, mas é de Minas Gerais e do Brasil. Que esse momento difícil que estamos atravessando na vida nacional seja superado com trabalho, com empenho, dedicação, parcerias. Vamos juntos superando as dificuldades e fazendo esse Estado melhor”, completou Pimentel.

A Danone Early Life Nutrition, focada em nutrição para bebês e crianças, investiu R$ 120 milhões na nova fábrica de fórmulas infantis e compostos lácteos, que empregará 120 colaboradores até o início de 2017. A unidade é a oitava planta do Grupo Danone no Brasil e a primeira neste segmento. Construída numa área de 100 mil metros quadrados a fábrica de nutrição infantil emprega tecnologia de ponta a "seco", sem utilizar água, já que toda a matéria-prima dos produtos fabricados na unidade são na versão em pó.

A presidente da Danone Early Life Nutrition no Brasil, Edna Giacomini, ressaltou a relação existente entre a empresa e Minas Gerais. “É o momento de aprofundar a relação com o Estado. O apoio do governo foi fundamental para que a fábrica se tornasse uma realidade”, afirmou. Essa é a segunda instalação da Danone em Poços de Caldas, que mantém uma planta de produtos lácteos há 46 anos na cidade.

Indústrias

O Distrito Industrial de Poços de Caldas, que teve sua segunda fase inaugurada nesta quarta-feira (8/6), é uma homenagem ao falecido deputado José Maria de Mendonça Chaves. Já foram investidos cerca de R$ 9 milhões em obras de infraestrutura no distrito, sendo R$ 4 milhões do governo estadual. Fernando Pimentel prestou uma homenagem ao ex-parlamentar e familiares presentes.

“Sentimento de alegria por poder estar aqui com vocês, primeiro prestando essa homenagem tão justa à memória do José Maria Chaves - ele que foi um político exemplar na trajetória da sua vida pública, um batalhador pela democracia. Faltava de fato uma homenagem à altura. Esse distrito industrial será referência a todo o Estado e a todo o Brasil”, discursou o governador.

O prefeito de Poços de Caldas, Eloísio do Carmo Lourenço, disse que a ampliação do distrito industrial é motivo de orgulho para a cidade. “Estamos indo na contramão da crise, inaugurando essas empresas e chegaremos a R$ 600 milhões em novos empreendimentos”, disse.

“Agradeço ao governador e ao secretário Odair Cunha (Governo) pelos investimentos que vêm fazendo em Poços de Caldas. Neste um ano e meio de governo Pimentel, são R$ 4 milhões investidos no distrito industrial, além da reforma das escolas estaduais, a viatura do SAMU, a reforma teatro, as viaturas do Corpo de Bombeiros, o trem turístico, recursos para asfaltamento, entre outros”, citou o prefeito.

No caso da assinatura para revitalização asfáltica na cidade ocorrida nesta quarta-feira, os recursos são oriundos de contrato de financiamento com o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).

A presidente da Câmara Municipal de Poços de Caldas, vereadora Regina Maria Cioffi Batagini, também ressaltou a importância da chegada de indústrias a cidade. “A inauguração da Danone é algo que vai agregar valor a Poços de Caldas, vai ficar na nossa história”, finalizou.

Também participaram da cerimônia os secretários de Estado de Governo, Odair Cunha, e de Fazenda, José Afonso Bicalho, o deputado estadual Ulysses Gomes, representando a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, além do vice-presidente de Assuntos Corporativos da Danone Brasil, Wilson Mello Neto, o diretor industrial da Danone Early Life  Nutrition Brasil, Henrique Nogueira, além de funcionários da empresa, lideranças políticas da região, entre outras autoridades.