Fernando Pimentel participa da formatura de 945 investigadores da Polícia Civil de Minas Gerais

Pela primeira vez, os aspirantes, todos graduados em ensino superior, já ingressam na corporação nomeados como policiais civis

Governador participou da formatura de 945 investigadores da Polícia Civil de Minas Gerais

O governador Fernando Pimentel participou nesta quinta-feira (25/8), na Academia de Polícia Civil de Minas Gerais (Acadepol), em Belo Horizonte, da formatura de 945 investigadores da corporação. Patrono dos formandos, o governador, durante a solenidade, foi agraciado com o troféu O Tira, a maior honraria concedida pela instituição.

A homenagem é resultado do apoio e do compromisso assumido por Pimentel de levar à frente demandas e temas relacionados à segurança pública e à instituição. “Nós queremos uma Polícia Civil bem equipada, bem treinada, bem formada, com boa carreira, bem remunerada e motivada para fazer aquilo que a população quer e merece. E não faltará a vocês o apoio do nosso governo”, afirmou.

Pimentel ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pela Polícia Civil para garantir a segurança pública da população mineira. “A segurança, hoje, é uma das maiores reivindicações da nossa população. Em todas as regiões, é unânime o desejo por uma segurança pública de qualidade. Sabedor dessa reivindicação, fico muito feliz por ver essa turma de quase mil investigadores e investigadoras muito bem formados, muito bem capacitados e motivados para essa nova missão que começa hoje”, afirmou.

Fernando Pimentel destacou a trajetória percorrida pelos investigadores. “Vocês passaram primeiro por um concurso público muito concorrido e muito difícil. Depois, vieram para um curso de formação muito exigente. Quem conhece a Acadepol sabe o nível de exigência que existe. Vocês sabem que a missão do policial é uma das mais nobres do serviço público”, salientou o governador, que se disse muito honrado por ter sido escolhido patrono das turmas.

“Essa é uma honra para qualquer homem público, mas especialmente num quadro de dificuldades financeiras como estamos vivendo. Significa que a turma entendeu bem os limites estreitos da ação governamental nesse momento de dificuldade e reconheceu o esforço que estamos fazendo para valorizar a Polícia Civil”, finalizou.

Os 945 novos investigadores das 33 turmas formadas serão distribuídos por todo o Estado de acordo com critérios técnicos e objetivos que compreendem a nota classificatória do concurso e a análise da demanda de novos policiais em cada região.

A previsão legislativa, os índices de criminalidade e violência, bem como o tamanho da população, serão critérios adotados para a distribuição dos novos investigadores. Pela primeira vez, os aspirantes, todos graduados em ensino superior, já ingressam na Polícia Civil nomeados como policiais civis.

O chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, delegado geral João Octacílio Silva Neto, agradeceu o governador pelo apoio prestado à instituição. “Destaco que é o maior número de investigadores de polícia que, em só um curso, ocupou a Acadepol em toda a sua existência. E a Academia de Polícia é, por assim dizer, o encontro entre o que somos e o que vamos ser enquanto profissionais da instituição. Posso dizer, com certeza, sobre o esforço de todos os envolvidos nesse curso de formação técnica profissional, que tem como foco formar policiais conscientes do seu papel de promotores dos direitos humanos e da cidadania com conhecimento sobre o crime e a criminalidade”, disse.

A oradora da turma, Elisângela Damasceno Ramos de Souza, ressaltou o privilégio de ser policial civil de Minas Gerais. “Aprendemos aqui que ser policial, acima de tudo, é ter disposição para servir as pessoas com humildade, profissionalismo e absoluto respeito à dignidade humana. Somos privilegiados por sermos policiais civis do estado de Minas Gerais, hoje nossa terra. Por isso, contem conosco para que esse estado seja o melhor lugar para se viver, porque fomos preparados durante esses seis meses para salvaguardar o Estado Democrático de Direito”, discursou.

Também participaram da formatura os secretários de Estado de Defesa Social, Sérgio Menezes, e de Governo, Odair Cunha, o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Marco Antônio Badaró Bianchini, o diretor da Acadepol, delegado geral Helbert Alexandre do Carmo, e o deputado estadual Ulysses Gomes, representando a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, entre outros.