Fernando Pimentel inaugura UBS e anuncia investimentos em Luminárias

Governador defende a valorização dos prefeitos e dos bons exemplos de gestão existentes em Minas Gerais

O governador inaugurou uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no município

O governador Fernando Pimentel inaugurou nesta terça-feira (28/6), em Luminárias, no Território Sul, uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e anunciou novos investimentos para o município, incluindo recursos para pavimentação de vias urbanas da cidade. O governador ressaltou a intenção da administração estadual em valorizar os bons exemplos de gestões existentes em Minas Gerais.

“Gosto muito de mencionar o papel dos prefeitos porque eles são os agentes públicos mais importantes para começar a resolver os problemas dos cidadãos. O prefeito está mais perto das pessoas e não importa o tamanho do município. Todos têm que ter a mesma importância e o mesmo tratamento por parte do governo, sob pena da gente não resolver os problemas das pessoas. A gente não pode governar lá de Belo Horizonte, do gabinete. Temos que ir nos lugares, ter contato com os prefeitos. Assim você consegue chegar mais perto dos problemas e junto das pessoas achar soluções”, afirmou Pimentel.

A UBS Santo Antônio, que recebeu recursos dos governos estadual, federal e municipal, contará com uma equipe de saúde da família integrada por dois médicos, duas enfermeiras e um técnico de enfermagem. Terá capacidade para atender de 60 a 80 consultas por dia, além de fazer serviços de curativo, nebulização e vacinação.

Durante o evento, o governador também assinou despacho governamental definindo como prioridade o investimento de R$ 800 mil na execução de obras de pavimentação e recapeamento asfáltico de vias urbanas. Esse trabalho será desenvolvimento pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), em parceria com a Minas Gerais Participações S.A (MGI). A contrapartida do município neste convênio é de R$ 143,9 mil, perfazendo um total de R$ 943,9 mil em investimentos.

“Valorizo muito o trabalho dos bons gestores municipais. Nesse momento da vida política brasileira, com tanta denúncia e acusação, nós temos que separar o joio do trigo. Tem muita gente boa fazendo as coisas corretas. Vamos procurar esses exemplos e valorizá-los, pois é disso que o país precisa. Vim até aqui hoje porque Minas Gerais é formada por pequenos municípios e porque temos que valorizar os bons trabalhos”, completou o governador, agradecendo o carinho com que foi recebido.

O prefeito de Luminárias, Arthur Maia Amaral, se disse honrado por receber o governador na cidade e agradeceu os investimentos anunciados. “Hoje, nós já temos o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que o governo do senhor nos proporcionou. Vamos poder entregar nosso mandato com conquistas importantes, como maquinários novos, obras, além do recapeamento dos bairros anunciados hoje”, salientou. Durante o evento, o prefeito assinou dois despachos governamentais para a reforma de praças.

Trabalho

O governador Fernando Pimentel também ressaltou que o objetivo de seu governo é deixar um Estado melhor do que o encontrado por ele quando assumiu o governo no ano passado e declarou que com trabalho será possível superar as crises.

“Buscamos, em Minas, enfrentar essas acusações com cautela, paciência, isso vai passar, e enquanto isso vamos trabalhar. Mineiro é trabalhador, temos isso no nosso nome, é preciso ter serenidade, paciência. É isso o que eu vejo nos nossos municípios. Todo mundo trabalhando para melhorar a nossa vida, dos nosso filhos e netos. Nosso compromisso é deixar um mundo melhor do que aquele que a gente encontrou”, afirmou.

“A vida pública no Brasil virou um purgatório, é uma quantidade de acusações que vem aos montes nos jornais e o sujeito não tem como se defender publicamente. Para provar que é mentira você precisa de abrir sigilo fiscal, perícia, e isso leva tempo. E quando tem o julgamento ninguém lembra mais daquilo e fica só o escândalo e a mancha. É duro, é triste, a maioria dos prefeitos já passou por coisa semelhante. Nós temos que ter muita cautela, saber separar o joio do trigo, senão vamos jogar o joio fora. É isso que fico com medo de acontecer nessa maré de acusações sem cautela, sem prudência”, finalizou.

Também participaram do evento os secretários de Estado de Governo, Odair Cunha, e de Transportes e Obras Públicas, Murilo Valadares, além de prefeitos, vereadores e lideranças municipais.