Fernando Pimentel inaugura 7ª Delegacia de Polícia Civil na CeasaMinas

Parceria entre a PCMG e o centro de distribuição é uma demanda de mais de 20 anos e vai, a partir de agora, dar celeridade para ocorrências de furtos e roubos na região

O governador Fernando Pimentel participou nesta segunda-feira (31/7), na CeasaMinas, da inauguração da 7ª Delegacia de Polícia Civil de Contagem. Demanda antiga da Associação dos Comerciantes da CeasaMinas (ACCeasa), a delegacia vai atender também à população que frequenta a CeasaMinas e os bairros no entorno, beneficiando mais de 100 mil pessoas.

Em pronunciamento, Fernando Pimentel ressaltou o trabalho da Polícia Civil no Estado e a importância da presença da corporação no CeasaMinas. “Estamos aqui homenageando e prestigiando o trabalho da nossa Polícia Civil. Não teríamos segurança pública de qualidade sem a Polícia Civil. É ela que fornece os elementos indiciais necessários para fazer um bom processo judicial e, sem um bom processo judicial, a Justiça não cumpre o seu papel. Temos feito um esforço grande para dar condições adequadas de trabalho para a nossa Polícia Civil, e vamos melhorar ainda mais. Estamos com um centro de treinamento para ser inaugurado em Sabará, que será o melhor centro de treinamento de Polícia Civil da América do Sul. E, a partir de agora, teremos segurança de mais qualidade no Ceasa com a nova delegacia da Polícia Civil”, afirmou.

O governador também aproveitou para destacar o empenho dos comerciantes do CeasaMinas em garantir a alimentação dos mineiros. “Estamos aqui reconhecendo o trabalho da comunidade do Ceasa. Aqui passa, seguramente, toda a alimentação que é fornecida não só a Belo Horizonte, mas à Região Metropolitana.O trabalho aqui do Ceasa orgulha Minas Gerais. Basta vir aqui à quatro horas da manhã para ver o trabalho de Minas Gerais consolidado nessa comunidade”, completou.

A CeasaMinas é praticamente uma cidade. Ela recebe produtos de 1.081 municípios fornecedores, vende hortifrutigranjeiros para 50 municípios (inclusive de outros países) e gera 15 mil empregos diretos. Passam por lá, diariamente, cerca de 40 mil a 70 mil pessoas. O valor comercializado em 2016 atingiu R$ 4,9 bilhões.

Estrutura

A 7ª DP terá condições de atender todos os serviços pertinentes, como ocorrência de furtos, roubos, estelionatos, perda de documentos, acidentes de veículos, cartões bloqueados e todos os demais crimes, além de contar com um diferencial: as ocorrências feitas na unidade da CeasaMinas serão encerradas na mesma unidade, sem necessidade de envio para o plantão, que recebe todas as ocorrências de Contagem.

A delegacia permitirá um atendimento mais célere para as demandas de furto e roubo, por exemplo, que surgem na CeasaMinas, que conta com 618 empresas estabelecidas e 1.978 produtores ativos. Inicialmente, a unidade vai contar com um efetivo de 6 (seis) servidores, incluindo delegado, escrivão e investigadores, e duas viaturas.

O chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, delegado geral João Octacílio Silva Neto, acredita que a inauguração da delegacia permitirá um atendimento mais célere não só para os comerciantes locais, mas para os bairros da região. “Teremos como fazer muito mais, tanto na central de abastecimento como nas comunidades vizinhas. Agradeço ao governador, em  nome de todos os policiais civis, pelo seu comprometimento com a sociedade mineira. Já estamos realizando diversas ações em Contagem e na região do CeasaMinas como, por exemplo, o cumprimento de mandado de prisão em aberto, a repressão qualificada ao crime de tráfico de drogas e armas e roubos, além do fortalecimento do trabalho com a troca de informações entre instituições responsáveis pela segurança pública no município”, disse.

Instalada no prédio do antigo Departamento de Operações da Ceasa, cuja área tem 264 m² distribuídos em dois andares, e que foi reformada e adaptada para o novo uso, a delegacia fica ao lado da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Foram investidos R$ 147,7 mil, segundo a CeasaMinas, que ainda se comprometeu a assumir toda a estrutura física da nova delegacia, ficando a cargo da Polícia Civil a estrutura operacional.

No primeiro andar, ficam a recepção, sala para REDs, celas de carceragem para cinco presos e banheiros para visitantes. No segundo piso, sala de inspetoria, gabinete do delegado, cartório, almoxarifado e banheiros. Há elevador adaptado para portadores de necessidades especiais.

Além da Delegacia da Polícia Civil, dentro da CeasaMinas há um pelotão da Polícia Militar. A instituição conta ainda com o apoio da cavalaria da Polícia Militar, que faz rondas em todos os dias de comércio e com um moderno sistema de Olho Vivo, operado em parceria com a PMMG. As câmeras fazem um trabalho eficiente no monitoramento de situações que acontecem no entreposto de Contagem e também em bairros próximos. A segurança é reforçada também por uma equipe de vigilantes patrimoniais.

Também participaram do evento os secretários de Estado de Segurança Pública, Sérgio Menezes, e de Turismo, Ricardo Faria; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, Cláudio Souza; o chefe do Gabinete Militar do Governador, Fernando Arantes; o presidente da Cohab Minas, Alessandro Marques; diretor-presidente da Ceasa Minas, Gustavo Fonseca; o diretor presidente da Associação Comercial da Ceasa (ACCeasa), Emílio Brandi; o prefeito de Contagem, Alex de Freitas, além do deputado federal Mauro Lopes e dos deputados estaduais Durval Ângelo e João Vítor Xavier.