Fernando Pimentel entrega 86 bases comunitárias da Polícia Militar de Minas Gerais

Projeto Segurança Comunitária, que será iniciado na capital, irá aumentar a sensação de segurança da população e o trabalho de patrulhamento na cidade

O governador Fernando Pimentel entregou nesta segunda-feira (28/8), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, 86 bases móveis da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), que farão o patrulhamento ostensivo em toda a capital mineira. A atuação setorizada da polícia, que integra o projeto Segurança Comunitária, é a mais nova estratégia da instituição para combater e reduzir ainda mais os índices de criminalidade no estado.

A ação integra o Programa Mais Segurança, criado pelo governador Fernando Pimentel, que já realizou uma série de investimentos na segurança pública, propiciando, após seis anos, a redução do número de crimes violentos em Minas Gerais. De acordo com o governador, esse modelo já foi testado e, agora, será levado a todos as regiões de Belo Horizonte pela Polícia Militar.

“Nós não estamos aqui inventando a pólvora. Esse modelo que está sendo implantando em toda a cidade de Belo Horizonte eu já o conhecia desde que fui prefeito. Nós começamos lá atrás, no ano de 2002, 2003, e aquilo era uma iniciativa piloto da Polícia Militar. Naquela época, a prefeitura adquiriu quatro bases desse tipo e colocamos a PM em pontos estratégicos da cidade, o que deu certo. Infelizmente, esse projeto não teve apoio do Governo Estadual naquela época para que a Polícia Militar continuasse implementando e chegasse ao resultado que nós vamos ter agora, que é toda a cidade coberta. Agora nós já sabemos que esse modelo funciona e temos certeza que os índices de criminalidade vão diminuir ainda mais em Belo Horizonte”, afirmou.

Segundo Fernando Pimentel, apesar das dificuldades financeiras o Governo tem priorizado investimentos em segurança pública. “Nós vamos estender esse esforço para todo o estado. Claro que vamos esbarrar na dificuldade de recurso, porque, evidentemente, estamos passando por um problema financeiro grave. Herdamos uma dívida, um déficit muito grande e a situação no país também não é nada confortável desse ponto de vista, mas estamos enfrentando essa dificuldade com aquilo que os mineiros sabem fazer de melhor: trabalhar”, disse.

Projeto

O Segurança Comunitária prevê a divisão da capital mineira em 86 territórios, onde serão instaladas bases comunitárias, constituídas por uma van equipada com câmeras de videomonitoramento, rádios digitais e equipamentos de segurança. Os veículos serão instalados em locais de visibilidade, maior incidência criminal e grande circulação de pessoas. De acordo com a divisão proposta pelo projeto, a cada quatro quilômetros haverá uma base móvel da PM, aumentando a sensação de segurança da população e o trabalho de patrulhamento em todas as áreas da cidade.

Para o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Helbert Figueiró de Lourdes, as bases móveis, além de atender à população no registro de ocorrências e pesquisas nos sistemas informatizados, também vai melhorar a prevenção nos mais diversos pontos da cidade.

“As bases têm acesso às câmeras do Olho Vivo na região onde elas estão presentes. Por esse monitoramento interno, há condições de acionar, via rádio, o militar que está fazendo patrulhamento para que ele cheque aquela situação de suspeição, gerando potencial preventivo para a cidade”, explicou o comandante-geral.

Clique aqui para conferir a relação completa de bases comunitárias.

Mais Segurança

Entre os investimentos já realizados na primeira etapa do programa Mais Segurança está a ampliação do número de policiais no estado. Mil novos policiais foram destinados para o trabalho na Região Metropolitana de Belo Horizonte, enquanto outros 1.800 foram designados para o interior, além de mais mil novos investigadores da Polícia Civil. O Governo também colocou à disposição das polícias Militar e Civil 1.817 viaturas, sendo 395 delas apenas em Belo Horizonte. A digitalização da rede de rádio da PM também garantiu maior segurança, qualidade e cobertura para o trabalho.

Presenças

Também compareceram à solenidade, no Palácio da Liberdade, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil; os secretários de Estado de Segurança Pública, Sérgio Menezes; de Administração Prisional, Francisco Kupidlowski; de Governo, Odair Cunha; de Transportes e Obras Públicas, Murilo Valadares; de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães; de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais, Epaminondas Pires de Miranda; e de Casa Civil e Relações Institucionais, Marco Antônio Teixeira.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Cláudio Roberto de Souza, e o chefe do Gabinete Militar do governador e coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Fernando Antônio Arantes, também estiveram presentes, juntamente com os deputados federais Laudívio Carvalho e Marcelo Álvaro Antônio e os deputados estaduais Durval Ângelo e Fred Costa.