Fernando Pimentel anuncia medidas para fortalecer a segurança pública em Minas Gerais

Governador divulgou o novo Centro de Inteligência e Operações Estratégicas, a Central de Bloqueio de Celular e a ampliação das bases móveis

imagem de destaque
Apresentação das novas instalações do CICC e anúncio da 2ª etapa das bases móveis ocorreu na Cidade Administrativa
  • ícone de compartilhamento

O governador Fernando Pimentel anunciou nesta sexta-feira (6/7), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, três novas ações na área de segurança pública dentro das políticas da atual gestão voltadas para garantir melhores serviços para os mineiros. Em coletiva à imprensa, o governador apresentou as instalações do Centro de Inteligência e Operações Estratégicas (CIOE) do Governo do Estado de Minas Gerais, que irá integrar em um só local ações da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros, Secretaria de Estado de Segurança Pública,  Secretaria de Estado de Administração Prisional, além de 13 outras instituições na região metropolitana da capital.

Outra novidade destacada por Fernando Pimentel é a criação de uma Central de Bloqueio de Celular (CBLOC), serviço destinado à redução do número de roubos e receptação de celulares no estado.

O governador ainda divulgou o início da segunda etapa das bases móveis da Polícia Militar, que agora serão implantadas nos municípios de Contagem, Betim, Ribeirão das Neves, Ibirité e Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e nas cidades de Uberlândia (Triângulo Norte), Uberaba (Triângulo Sul), Montes Claros (Norte) e Juiz de Fora (Mata).

“Este Centro de Inteligência fará todo o monitoramento de operações estratégicas da área de segurança. Não só a Polícia Militar, mas também a Civil, Prisional, está tudo aqui. Então isso facilita demais o acompanhamento das ações de segurança, especialmente em um caso de crise, ocorrência, uma coisa mais aguda. Foi um investimento grande, é um passo importantíssimo para melhorar ainda mais a segurança, especialmente aqui na capital”, afirmou o governador.

Fernando Pimentel destacou ainda que o novo sistema para rastrear celulares roubados deverá reduzir a ocorrência deste crime. “Outra medida que é muito importante para a população é a Central de Bloqueio de Celulares, que já funcionando. A população pode, a qualquer momento, utilizá-la. O roubo de celular pode não ser um crime de grande gravidade e impacto, mas incomoda, apesar de o número de celulares roubados em Belo Horizonte e no estado ter diminuído nesses últimos meses”, explicou.  

Sobre a ampliação das bases móveis, o governador salientou que a iniciativa já apresenta resultados, com queda visível nos índices de criminalidade.

“Já temos 86 bases operando em Belo Horizonte. São mais 120 bases já adquiridas, elas estão sendo adaptadas agora e rapidamente até setembro a gente pretende colocá-las na região metropolitana e em algumas cidades-polo do interior. É um passo extremamente importante, um modelo diferente de segurança. Estamos fazendo segurança voltada para a comunidade, com apoio da comunidade”, completou o governador, lembrando que esse conjunto de ações demonstra como a segurança pública é uma prioridade da sua gestão.

Também acompanharam o governador durante a visita ao Centro de Inteligência e Operações Estratégicas o secretário de Estado de Segurança Pública, Sérgio Menezes, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Helbert Figueiró de Lourdes, o chefe da Polícia Civil, João Octacílio Neto, além de integrantes dos órgãos envolvidos nas ações.

Centro de Inteligência

O Centro de Inteligência e Operações Estratégicas reunirá as coordenações integradas de atendimento ao cidadão - por meio dos números 190, 193 e 197 de operações, setores de planejamentos de segurança e de inteligência de todo o sistema, despacho de viaturas, entre outras ações da rotina.

São três andares com mais de mil profissionais em atuação. A operacionalização do complexo começará aos poucos para evitar qualquer tipo de impacto ao cidadão. A partir desta sexta (6/7) passa a operar tecnicamente 24 horas por dia, 7 dias por semana, a Sala de Coordenação do CIOE, de onde 12 instituições poderão tomar decisões rápidas e inteligentes.

Com uma área de 250 m², a sala de coordenação do Centro Integrado de Segurança Pública tem 80 monitores, 24 painéis e 2 televisores. As telas vão mostrar, em tempo real, mais de 1.100 pontos monitorados por câmeras espalhadas por Belo Horizonte, região metropolitana e rodovias MG-010, BR-040 e Anel Rodoviário.

Recuperação de celular roubado

Aparelhos de celulares roubados ou furtados agora poderão ser bloqueados pelos usuários apenas com o número da linha em Minas Gerais. O Governo do Estado criou um serviço que mescla tecnologia e gestão de pessoas para garantir a desburocratização desse processo para o cidadão e, ao mesmo tempo, inibir o roubo de celulares a partir da perda de valor de mercado de um dos principais objetos hoje utilizados como moeda no mundo do crime.

A Central de Bloqueio de Celulares do Estado de Minas Gerais (CBLOC) vai operar um sistema online, hospedado na página da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), no qual o cidadão vai solicitar o bloqueio do seu aparelho celular em menos de três cliques, fornecendo apenas o número do celular e dados pessoais. Recebendo essa solicitação, do outro lado da “conexão” estarão profissionais da secretaria que vão providenciar a inutilização do aparelho junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em até 24 horas.

Atualmente, quando o cidadão quer bloquear seu aparelho, precisa ter em mãos o número do IMEI do telefone, que é a Identificação Internacional de Equipamento Móvel – o que dificilmente se tem depois que o aparelho é subtraído ou que a caixa do celular já foi para o lixo. De posse desse dado, ele precisa fazer um contato direto com a Anatel ou operadora, via telefone, e solicitar o impedimento. Com o novo serviço do Governo de Minas Gerais, vítimas de furto ou roubo conseguirão garantir o bloqueio do seu aparelho de forma mais ágil, online, e utilizando apenas o número da linha. 

Vale ressaltar, ainda, que apenas o aparelho celular é bloqueado por meio da CBLOC. Ele não perderá o número da linha ou qualquer benefício junto à operadora, se assim desejar. O bloqueio da linha, inclusive, por não se tratar de procedimento de segurança pública, deve seguir o trâmite normal hoje utilizado pelo dono do celular que foi roubado ou furtado: deve-se fazer contato junto a cada operadora.

No caso de recuperação, por autoridades policiais, dos aparelhos roubados ou furtados, será realizado contato com o proprietário. Ele, então, deverá se dirigir à unidade policial solicitada para retirada do aparelho, mediante preenchimento do Termo de Restituição. A autoridade será a responsável, por meio de sistema próprio, pela realização do pedido de desbloqueio do aparelho via Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Nova fase das bases móveis

O Projeto das Bases de Segurança Comunitária da PMMG está vinculado ao Programa +Segurança do Governo de Minas Gerais, lançado em 2016, contendo medidas para a potencialização das atividades de segurança pública no estado, como o aporte logístico de viaturas e de recursos humanos para a Polícia Militar e a adoção de estratégia de segurança setorizada.

Nesse sentido, a PMMG implantou as bases comunitárias, visando maior proximidade da PMMG com a comunidade em locais de grande fluxo de pessoas ou com grande concentração de comércio, atuando em um raio de até 4 km.

A primeira etapa do programa ocorreu em 28 de setembro de 2017, com a instalação de 86 bases comunitárias em Belo Horizonte. Ainda neste ano haverá a implementação do programa nos municípios de Contagem, Betim, Ribeirão das Neves, Ibirité e Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), além dos municípios de Uberlândia (Triângulo Norte), Uberaba (Triângulo Sul), Montes Claros (Norte), e Juiz de Fora (Mata).

Para a expansão do projeto nos municípios serão entregues 120 bases, com investimento aproximado de R$ 30 milhões.



Últimas