Estado capacita gestores para compras da agricultura familiar

Cerca de 250 pessoas de 30 municípios do Território da Mata participam de oficinas do Circuito Alimentação

imagem de destaque
Cerca de 250 pessoas de 30 municípios do Território da Mata participam de oficinas
  • ícone de compartilhamento

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda), realiza nesta quarta-feira (20), em Juiz de Fora, a última rodada de oficinas de capacitação do projeto Circuito Alimentação.

Cerca de 250 pessoas de 28 municípios do Território de Desenvolvimento da Mata estão reunidas desde terça-feira (19/6) na Escola Estadual Governador Juscelino Kubitschek para participar das atividades.

O projeto tem como objetivo a realização de oficinas de capacitações técnicas de mobilização e sensibilização de gestores públicos, entidades da sociedade civil, agricultores familiares e suas organizações (cooperativas e associações), com o intuito de ampliar o acesso da agricultura familiar aos diferentes mercados institucionais públicos (escolas, hospitais, órgãos da administração direta, entre outros).

Para a agricultora familiar Gilvane Miranda, do assentamento Denis Gonçalves, em Juiz de Fora, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é uma oportunidade para a venda de seus produtos para as escolas, levando alimentos mais saudáveis para os estudantes.

"É nosso sonho hoje conseguir participar do PNAE especialmente em Juiz de Fora. O programa nos dará condições concretas de escoar nossa produção e possibilitar nossa sobrevivência no campo. Além de contribuir com saúde através do alimento para as crianças e jovens nas escolas", disse Miranda, se referindo à importância do evento.

Para o Superintendente de Comercialização e Acesso a Mercados Institucionais da Seda, Fernando Clemens, o Circuito é uma oportunidade de ampliar as aquisições e potencializar a execução da agricultura familiar e para que a comida de verdade e saudável chegue na mesa do aluno de escola pública.

“Para mim é um privilégio participar de ações pelo fortalecimento da agricultura familiar na Seda. É a oportunidade de conhecer a realidade de dois lados. Tanto da agricultura familiar como de gestores na escola pública”, afirma.

Segundo a diretora da escola, Rosilene Torres, sediar o Circuito Alimentação é muito importante “Com certeza vai acrescentar em nosso conhecimento a respeito da agricultura familiar e contribuir para uma alimentação escolar mais saudável de nossos alunos”, disse.

O Circuito Alimentação é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda), a Secretaria de Estado de Educação (SEE) e a Emater-MG, com apoio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg), a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes).



Últimas