Epamig inaugura Unidade de Pesquisa e Treinamento em Laticínios no Campos das Vertentes

Centro de pesquisas, cursos e treinamentos para produção e padronização de lácteos capacita produtores rurais e profissionais do setor

Solenidade de inauguração da Unidade de Pesquisa e Treinamento em Laticínios do Campo Experimental Risoleta Neves

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) inaugurou, em São João del-Rei, a Unidade de Pesquisa e Treinamento em Laticínios do Campo Experimental Risoleta Neves. O espaço é voltado para pesquisas, cursos e treinamentos para produção e padronização de lácteos, com capacitação de produtores rurais e profissionais do setor laticinista.

A nova unidade nasce contando com as tecnologias já desenvolvidas por pesquisadores da Epamig Instituto de Laticínio Cândido Tostes, referência do setor na América Latina, em cursos e treinamentos práticos, abordando principalmente boas práticas na fabricação de queijo minas frescal, queijo minas artesanal, muçarela, entre outros produtos lácteos, além de capacitar transportadores de leite em quesitos como normas de conservação e higiene.

Durante a solenidade de inauguração o presidente da Epamig, Rui Verneque, realçou a atual diretriz da empresa em focar esforços em pesquisa e difusão e transferência de tecnologias. "Nossa empresa é detentora de conhecimentos e tecnologias próprias, desenvolvidas para alavancarem a produção de Minas, competindo a nós, disponibilizá-las de forma ampla", enfatizou.

Ele informou ainda que está em processo um estudo de viabilidade técnica, econômica e estrutural para que a médio e longo prazo os produtos da Unidade de Pesquisa e Treinamento sejam comercializados. Em princípio, a produção será apenas experimental e a expectativa é de que 300 a 500 litros de leite sejam processados ao dia.

Também presente na inauguração, o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Cruz, enfatizou a importância de todos os trabalhos da agropecuária de Minas e do Brasil como uma atividade altamente viável e sustentável.

"Temos aqui a oportunidade concreta de qualificar e transformar nossa produção de leite e derivados. O Governo tem grande compromisso com os produtores de leite e queijo do estado, afinal trata-se também de um patrimônio de Minas", lembrou João Cruz.

A vice-prefeita de São João del-Rei, Maria Cristina Lopes, representando o prefeito Helvécio Reis, reiterou o apoio às atividades do sistema de agropecuária do estado. "Toda iniciativa que venha a proporcionar formação, especialização para nossa região é um ganho de dimensão de gerações. Hoje temos muito mais acesso e damos aos jovens oportunidade de estudar e se fixar em sua própria área, exercendo atividades sustentáveis", disse.

Investimentos

A Unidade foi projetada e construída com recursos da ordem de R$ 1 milhão, sendo cerca de R$ 600 mil do PAC Embrapa e o restante a partir de parcerias com Agência de Inovação em Leite e Derivados (Polo de Excelência do Leite); Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes); Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig); Cemig; Universidade Federal de São João del-Rei e Prefeitura Municipal.