Emater-MG comemora 67 anos de serviços prestados ao homem do campo

Solenidade teve participação de diversas entidades parcerias de Minas Gerais e do Brasil

imagem de destaque
O evento realizado em Belo Horizonte contou com a participação de aproximadamente 300 pessoas
  • ícone de compartilhamento

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) comemorou nesta quinta-feira (03/12) seus 67 anos de história. O evento realizado em Belo Horizonte contou com a participação de aproximadamente 300 pessoas, entre elas representantes de diversas instituições ligadas à agropecuária de Minas e do Brasil. A Emater-MG foi a primeira empresa pública do setor a ser criada no país. Ela está presente em 790 municípios e realiza, por ano, o atendimento a 400 mil agricultores.

 O presidente da Emater-MG, Amarildo Kalil, destacou as ações que fortalecem cada vez mais o meio rural. “A história da Emater-MG é marcada pela quebra de paradigmas, na medida em que mudam os contextos sociais, econômicos e políticos. É um constante movimento em rede. A assistência técnica e a extensão rural avançam como educação não-formal e continuada. Precursora do diálogo e da valorização do saber das comunidades para se construir e implementar as políticas públicas. Audaciosa para introduzir novas tecnologias, com impulso de participação”, ressaltou.

Ainda de acordo com o presidente da Emater-MG, o sucesso da Empresa ao longo dos anos também se deve às parcerias. “A parceria com instituições públicas e privadas colaboram para o nosso sucesso. Vale destacar a mais expressiva das parcerias estabelecidas com quase 800 prefeituras com as quais mantém convênio na implantação dos programas e projetos que contribuem para movimentar a economia local, para gerar novas oportunidades”, afirmou Kalil.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, João Cruz, ressaltou o pioneirismo da Emater no Brasil. “A prestação de serviços nos últimos anos é de valor inestimável. A Emater-MG  transformou o setor da agricultura em Minas Gerais e em todo país. Vale ressaltar também o comprometimento do Governo de Minas com a Empresa, com a realização de concurso público, Plano de Cargos e Salários”, destacou.

Durante a solenidade, a Emater-MG também concedeu a Medalha do Mérito Rural ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), representado pelo assessor José César Medeiros.  A medalha foi uma homenagem aos vinte anos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que aumentou o número de pessoas economicamente ativas no campo. O trabalho do MDA transformou as unidades familiares produtivas, ampliou a área plantada, intensificou o uso de tecnologias e agregou valor à produção..



Últimas