Em Araxá, Governo do Estado homenageia personalidades com a Medalha Calmon Barreto

Secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, destacou a vocação da cidade para a cultura e o turismo

imagem de destaque
Honraria é concedida, anualmente, na mesma data do aniversário de Araxá
  • ícone de compartilhamento

Governo de Minas Gerais entregou nesta quinta-feira (20/12), em Araxá, no Território Triângulo Sul, a Medalha Calmon Barreto, que homenageou 12 personalidades de destaque no desenvolvimento das atividades culturais e turísticas de Minas Gerais. O secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, representou o governador Fernando Pimentel na solenidade e destacou a importância da cidade araxaense e do artista Calmon Barreto para a difusão da cultura no estado e no país.

“Araxá é uma cidade muito especial, uma terra de valores da cultura de Minas e do Brasil, uma cidade muito importante para a união do nosso estado. E é importante evocar o protagonismo de Calmon Barreto em Araxá, temos aqui o Museu Calmon Barreto, que guarda a riqueza diversa de sua obra. Ele, que foi um grande pintor, escultor, entalhador e professor”, afirmou.

A vice-prefeita de Araxá, Lidia Jordão, afirmou que é um “grande orgulho para a cidade receber a homenagem todos os anos”. “Este é um espaço que marca a cultura e o turismo no estado e Calmon Barreto foi um artista que levou o nome de Araxá e de Minas para todos os cantos deste país”, destacou. 

Entregue anualmente em cerimônia que coincide com o aniversário de Araxá, a Medalha Calmon Barreto foi instituída, em 1999, pela Lei 13.371. A cidade comemorou, nessa quarta-feira (19/12), 153 anos de emancipação política. O nome da medalha é uma homenagem ao artista plástico araxaense Calmon Barreto de Sá Carvalho, que se destacou por suas obras como desenhista, pintor, escultor e escritor.

Nesta edição, além do secretário de Estado de Cultura, também compareceu o secretário de Estado de Turismo, Paulo Marcos Almada, que foi agraciado com a Medalha, além de lideranças locais e familiares dos homenageados.

Relação de agraciados

Lavínia Rosa Rodrigues, Reitora da Universidade do Estado de Minas Gerais
Paulo Marcos Almada de Abreu Júnior, Secretário de Estado de Turismo
Geovane Geraldo Silva, Pároco da Arquidiocese de Araxá
César Augusto Monteiro Alves Júnior, Delegado-Geral de Polícia Civil
Moacyr Laterza Filho, Pró-Reitor de Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais
José Aparecido Fausto de Oliveira, Juiz de Direito
Wellington Alves Pereira, Tenente Coronel PM
João Batista Miguel, Professor
Luiz Humberto França, Jornalista e Escritor
Raul Araújo Penna, Empresário
Rosalee Fernandes Pereira Tomaz de Aquino, Psicóloga Comunitária
Zulma Moreira, Diretora da Escola Estadual Professor Luiz Antônio Corrêa Oliveira



Últimas