Cemig leva capacitação sobre eficiência energética a mais de 4 mil educadores da rede estadual de ensino

Programa Energia Inteligente promove encerramento do Conexão Educar, que reuniu cerca de 200 participantes para debates sobre eficiência energética

Educadores de diversas partes do estado participaram do encontro

Com o objetivo de incentivar uma nova geração de consumidores, a Cemig realizou, nesta quarta-feira (4/7), o encontro de encerramento do projeto Conexão Educar. A iniciativa do Programa Energia Inteligente da companhia percorreu 26 grandes municípios no estado, levando a educadores de mais de mil escolas públicas de Minas Gerais conhecimentos relacionados à preservação do meio ambiente e ao uso racional da energia elétrica.

Segundo o superintendente de Tecnologia, Inovação e Eficiência Energética da Cemig, Carlos Renato Maciel, o objetivo do projeto é alcançar a formação de alunos mais conscientes e que fazem a diferença no futuro das gerações, processo que se desenvolve, principalmente, na relação de trocas entre aluno e professor. Nesse intuito, o Conexão Educar desenvolve um dia de atividades junto aos professores, quando há a transmissão de conhecimentos sobre o uso eficiente da energia.

Em três meses de realização, o Conexão Educar reuniu 4 mil educadores em mais de 40 encontros que consistiram na difusão dos conceitos de eficiência energética e no incentivo a mudança de hábitos. A expectativa é que os professores capacitados sejam agentes de multiplicação de conhecimento em suas escolas, sendo estimado o alcance potencial de 700 mil alunos dos 144 municípios beneficiados.

Encontro

O evento, que ocorreu no Teatro de Câmara do Cine Theatro Brasil Vallourec, no centro de Belo Horizonte, reuniu educadores de 40 escolas públicas que integram as Superintendências Regionais de Ensino da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Programa Energia Inteligente

Desde 2015, a Cemig investiu mais de R$ 170 milhões em projetos que disseminam a cultura do uso consciente e sustentável de energia elétrica. Além das instituições de ensino, clientes e comunidades de baixa renda, entidades sem fins lucrativos, hospital e iniciativas privadas são beneficiadas com as ações do Programa.

O Programa Energia Inteligente da Cemig é regulado pela Aneel e se baseia no incentivo à mudança de hábitos, resultando na redução e eliminação do desperdício como forma de bom uso e preservação dos recursos naturais.