Bombeiros implantam vistorias digitais para regularizar construções

Informatização do processo tem por objetivo facilitar o processo de emissão do Auto de Vistoria da corporação

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

A realização de vistorias on-line, sem impressão de documentos e com emissão imediata do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), já é uma realidade em Minas Gerais. A novidade marca os 15 anos de atuação estratégica da Diretoria de Atividades Técnicas.

Na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), os vistoriadores já utilizam tablets, trenas digitais e luxímetros nas vistorias. Com isso, a nova etapa finaliza o processo de informatização do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

O diretor de Atividades Técnicas, Coronel Marcus José Tibúrcio Lima, destaca a importância da instrumentalização da atividade de vistoria. “Está sendo estabelecida uma nova etapa na evolução do Serviço de Segurança Contra Inocêncio e Pânico. Os equipamentos são importantíssimos para o bom desenvolvimento das atividades de vistoria que passam a ser ainda mais técnicos”, afirma.

O investimento em tecnologia representa uma evolução para o Estado, reduzindo o prazo entre o protocolo, aprovação, vistoria e liberação do AVCB. Os resultados são a melhoria da qualidade dos serviços prestados e a agilidade nas respostas aos pedidos de regularização de edificações.

“O Corpo de Bombeiros, por meio da Diretoria de Atividades Técnicas, não medirá esforços para entregar um processo eficiente de regularização das edificações e áreas de risco, buscando a implementação da segurança contra incêndio e pânico nos 853 municípios de Minas Gerais”, afirma o Coronel Tibúrcio.

A partir do 2º semestre de 2017, a regularização de edificações por meio digital será estendida para o interior do estado. Nas cidades de Ouro Preto, Ponte Nova e Sete Lagoas já foi iniciado o processo de expansão do sistema Infoscip, plataforma eletrônica de tramitação do Processo de Segurança Contra Incêndio e Pânico. Desde a sua implantação, em 2012, já foram registrados no sistema cerca de 17 mil projetos de segurança contra incêndio e pânico.  De janeiro a março deste ano, o Corpo de Bombeiros realizou 4,3 mil vistorias para emissão do AVCB em Minas Gerais. Em 2016 esse número chegou a cerca de 19 mil vistorias.

Solenidade

Os novos equipamentos foram entregues às Companhias de Prevenção durante solenidade, realizada em 2 de maio, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, como uma homenagem à Diretoria de Atividades Técnicas pelos 15 anos de ação, completados em 29 de abril.

No evento, também foram lançadas instruções técnicas que tratam do controle de fumaça durante incêndios em edificações e reeditadas instruções que tratam do patrimônio cultural para edificações históricas e de alarmes/iluminação de emergência.

A solenidade reuniu bombeiros do Serviço de Segurança Contra Incêndio e Pânico, representantes técnicos, especialistas do setor, com direito à participação da Bombeiro Instrumental Orquestra Show e espaço para palestras técnicas.



Últimas